Théo: o papagaio influencer

-

Simpático, falante e influencer, o papagaio Théo, morador do bairro Macedo, já conquista vizinhos, venâncio-airenses e o mundo afora, afinal ele é acompanhado por 24,7 mil seguidores no Instagram. Com apenas um ano e sete meses, Théo é o xodó do dono Marciel Ivan Schroeder, 29 anos. O técnico em Eletrônica conta que sempre foi apaixonado por animais e, desde a infância, tinha o sonho de ter um papagaio de estimação. “Sempre tive pássaros, cães, gatos. Tenho até hoje. Sempre queria ter um papagaio, mas fazia questão de que fosse um legalizado.”

Além do Théo, Marciel tem calopsitas e um cachorro. “Se pudessse e tivesse espaço teria bem mais”, salienta. A vontade era de ter o papagaio, mas Maciel destaca que não sabia como proceder para ter um legalizado. “Eu não sabia com quem falar, depois comecei a procurar alguns criadores e conheci alguns na região. Entrei em uma fila de espera e depois de um tempo pude realizar meu sonho.”

Théo tem um ano e sete meses e adora tirar fotos espontâneas (Foto: Divulgação)

Théo veio para Marciel com apenas 40 dias. “Ele nasceu em um criadouro legalizado em Arroio do Meio. Os primeiros meses eram de bastante atenção, pois ele só comia papinha”, comenta. Mas Théo foi crescendo e a cada dia encantando ainda mais Marciel e a companheira Daiane Teixeira, 28 anos. “Com cinco meses ele falou a primeira palavra. Disse ‘oi’”, relembra Daiane.

Ao longo dos dias como o novo integrante da família, Marciel ia registrando em fotografias o crescimento do Théo, até que um dia ele teve a ideia de criar uma conta no Instagram para ir salvando os registros. “Criei para acompanhar a evolução dele. Nunca imaginei que teria uma repercussão tão grande.”

Com o passar dos meses a interação foi aumentando e Théo passou a ser seguido nas redes sociais por inúmeros apreciadores de papagaios e criadores. “Comecei a tirar dúvida de muito gente. Ajudo muitos, trocamos ideias. Tem gente do exterior que me chama, preciso até usar o tradutor para conseguir responder e conversar”, detalha Marciel.

Com o tempo as oportunidades foram surgindo e hoje, Théo já é um influencer, afinal empresas de ração, suplementos e brinquedos patrocinam o papagaio. “Eu não ganho dinheiro com isso, até porque não é meu objetivo. As empresas me procuraram e mandam alimentos e brinquedos em troca de divulgação”, frisa. As oportunidades foram surgindo e a conta foi crescendo, mas Marciel cita que hoje utiliza as hastags e técnicas de engajamento como enquetes e realiza postagens diárias.

Alimentação do papagaio

Com a expectativa de vida de até 80 anos, Théo tem uma alimentação extremamente balanceada. A base da alimentação é a ração, mas as refeições também contam com frutas, pinhão e verduras. A semente de girassol entra como petisco. “Muitos me chamam para pedir ajuda nesse quesito, pois a cor das penas e a saúde do papagaio é aliada a uma boa alimentação. Eu sempre aconselho: ‘pensa o que ele iria comer na natureza’. Os alimentos errados afetam o desenvolvimento do animal.”

No futuro, Marciel e Daiane pretendem construir uma casa nova e nela construir um viveiro ainda maior para Théo. “Nossa meta é ampliar o espaço dele com mais brinquedos e árvores, e quem sabe adquirimos uma fêmea também”, projeta.

Marciel costuma banhar Théo com um borrifador com água (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

“Sempre gostei de animais e tinha uma grande vontade de ter um papagaio de estimação. É um compromisso, envolve dedicação, tempo e cuidados. Mas é algo recompensador o carinho que recebemos em troca.”

MARCIEL SCHROEDER
Dono do papagaio Théo

Curiosidades

•O papagaio é considerado adulto com cinco anos. A expectativa de vida é de até 80 anos.

•O Théo canta, conversa e fala inúmeras palavras. No Instagram, ele pode ser encontrado como @papagaio.theo. Maciel compartilha diariamente registros do animal comendo, brincando, cantando e posando para cliques.

Papagaio Théo tem 24,7 mil seguidores no Instagram (Foto: Divulgação)

•Marciel comenta que todos os papagaios têm a capacidade de falar, mas nem todos desenvolvem essa habilidade. Théo é da espécie papagaio verdadeiro, Amazonas Aestiva, uma das características dessa espécies que mais fala.

•Théo é legalizado no Ibama e tem uma anilha na pata, o que comprova que ele foi adquirido legalmente em um criadouro legalizado.

• Marciel e Daiane adaptaram uma série de galhos para transportar o Théo. Um galho maior (móvel) com brinquedos pode ser levado para o pátio quando eles estão por casa. Um outro galho menor foi adaptado para caber no carro, dessa forma, durante os passeios o Théo os acompanha.

•Um dos principais cuidados com o papagaio é em relação ao frio. Por isso, o casal adaptou a gaiola dentro da garagem, assim, nos dias frios protegem ainda mais o ambiente.

•Uma das atividades favoritas de Théo é tomar banho em dias quentes.

notícias variedades Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido