Turma do Mulheres Mil realiza formatura no IFSul

-

No dia 19 de julho, o auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires foi o local para um momento especial na vida de 52 mulheres, formandas pelo programa Mulheres Mil, do Governo Federal, nos cursos de cuidadora de idosos e vendedora. Os cursos tiveram duração de mais de dois meses.

A coordenadora do programa no campus de Venâncio Aires, Paula Deporte de Andrade, evidencia a dedicação das mulheres na participação do projeto, já que eram 58 alunas, inicialmente, e 52 se formaram. “São ótimos números. Mostra tanto o engajamento delas quanto dos professores em trilhar juntos o percurso”, afirma.

Paula ressalta que a experiência do projeto é sempre muito positiva. Entre os pontos que destaca estão o crescimento na diversidade, o preparo para lidar com o contraditório e as trocas de experiências que ajudam no crescimento pessoal e profissional coletivo. “As formaturas são sempre a cereja do bolo. É lindo ver elas com suas famílias e nosso auditório cheio”, completa.

A coordenadora relata que algumas alunas já tinham participado de outros cursos, mas a maioria nunca tinha tido uma formatura, então o momento teve um significado ainda mais especial. O objetivo dos cursos é atingido de diferentes formas, segundo Paula, como por exemplo, nas aulas do curso de vendedora, quando muitas já trabalham na área e foram em busca de qualificação. Já para o curso de cuidadora de idosos, a maioria se aperfeiçoou para encontrar as possibilidades de emprego, agora com o certificado em mãos.

“Em qualquer oportunidade de estudo sempre se sai diferente do que entrou, mas nestes cursos, com a abordagem do Mulheres Mil, aspectos saltam mais aos olhos. Para além do conhecimento técnico, elas saem se conhecendo melhor, com autoestima elevada, mais ânimo e vontade de ser e estar na sociedade.”
PAULA DEPORTE DE ANDRADE
Coordenadora do programa Mulheres Mil

Formandas do curso de vendedora. (Foto: Divulgação IFSul)

Mudança de vida

Silvânia da Silva, de 45 anos, já participou do Mulheres Mil em duas oportunidades. Ela ingressou no IFSul pela primeira vez em 2018, quando fez o curso de vendas. “Quem me apresentou o Mulheres Mil foi o pessoal do Cras [Centro de Referência de Assistência Social]. Na época, eu estava desempregada e me contaram que o curso ajudava a alavancar a vida das mulheres, então aceitei o desafio”, afirma a moradora do bairro Battisti, que recentemente participou do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, junto com a coordenadora Paula.

No início, segundo ela, não foi fácil, pois estava acostumada com a rotina de cuidar da casa, dos filhos e do marido. Depois das primeiras aulas, fez amizades e se redescobriu. “Levantei minha autoestima, volte a usar maquiagem, arrumar o cabelo e a sobrancelha e conquistei outro grande sonho”, afirma Silvânia, se referindo à formatura no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do qual participou em 2019. Em 2022, concluiu o Ensino Médio, junto com o Técnico em Secretariado. Agora, Silvânia concluiu o segundo curso de vendas pelo Mulheres Mil. Hoje, ela atua como vendedora em uma empresa, mas antes já vendeu doces e salgados de forma independente, de porta em porta.

“O Mulheres Mil mudou muito a minha vida, pois hoje atuo na área de vendas e trabalho com carteira assinada. O projeto me proporcionou o empoderamento e consegui sair da acomodação.”
SILVÂNIA DA SILVA
Formanda do Mulheres Mil

Silvânia se formou pela segunda vez através do Mulheres Mil. (Foto: Divulgação IFSul)

Mais de 120 vagas neste ano

  • Em 2024, o IFSul de Venâncio Aires ofertou três cursos do Mulheres Mil e, recentemente, foi iniciado o curso de vendedora avançado pelo programa Ana Terra – com metodologia semelhante, próxima ao Mulheres Mil, mas com sistemática própria do IFSul. É a quarta oferta de curso do ano, com mais de 120 vagas no total. “Estamos lutando para mais cursos, mas agora, provavelmente, só para 2025”, explica a coordenadora Paula Deporte.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido