Última semana para vacinar contra pólio

-

Segue até o sábado, 22, as campanhas de multivacinação e contra a Poliomielite em todo o Estado. A ação de imunização que começou em 8 de agosto e foi prorrogada duas vezes, tem a intenção de chegar em uma cobertura de pelo menos 95% de crianças vacinadas. Em Venâncio Aires, já foram vacinadas 2.405 crianças contra a pólio e a cobertura está em 77,73%.

Podem receber doses contra a pólio crianças de 0 a 4 anos e doses da multivacinação, crianças e jovens de atá 15 anos. Para receber qualquer vacina, é preciso que os pais levem as crianças até a unidade de saúde mais próxima, munidos de carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento da criança. Após a campanha, as vacinas só estarão disponíveis dentro do calendário de rotina, mas quem estiver dentro das faixas etárias e com doses em atraso, ainda poderá receber a imunização.

De acordo com o enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza, infelizmente o município não deve chegar perto da meta final. “Esperava uma adesão maior, pois foi feita uma ampla divulgação da importância da vacinação contra a Poliomielite, alertando o risco dessa doença retornar”, afirma Janete, fazendo relação a eliminação da doença no Brasil, em 1994.

Sobre os motivos da baixa cobertura, Janete menciona que é difícil saber ao certo pois podem ser diversos fatores, mas a enfermeira acredita que a disseminação de fake news contribuiu muito. “Criaram uma verdadeira epidemia de desinformação e isso se espalha rapidamente pela internet, gerando desconfiança a respeito dos benefícios e segurança das vacinas.”

Dia Nacional da Vacinação

Na tarde de ontem, foi realizada no Centro de Venâncio, uma programação especial que marcou o Dia Nacional da Vacinação. Foi feita aplicação de vacinas contra Covid-19 e pólio, e a conferência de carteiras de imunização, além de testes de visão. A criançada também se divertiu com os mascotes do Zé Gotinha, Marshall da Patrulha Canina e o Homem Aranha e receberam pipoca, balões e pirulitos. As ações foram uma parceria da Secretaria de Saúde com as empresas Mercadão dos Óculos e Grupo Bade.

Esquema da campanha contra pólio e multivacinação

• Abaixo de 1 ano de idade: só faz vacina se tiver alguma em atraso.
• Entre 1 e 4 anos: faz vacina da pólio (gotinha) e outras se tiver alguma em atraso.
• Dos 5 aos 14 anos: só faz vacina se tiver alguma em atraso.

Locais e horários de vacinação em Venâncio

UBS Central
• Segunda, quarta e sexta-feira: das 7h30min às 11h e das 13h às 19h.
• Terças e quintas-feiras: das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

UBS Gressler e Santa Tecla
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 15h.

ESFs Caic, Coronel Brito, Santa Tecla, Tabalar e Mariante
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 11h.

ESF 3 Macedo
• Vacinações de rotina só estão acontecendo nas terças e quintas, das 17h às 19h.

ESF 6 Gressler
• De segunda a quinta-feira: das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min
• Sexta-feira: das 7h30min às 11h

Unidades de saúde do interior
• Por agendamento nas UBS Palanque, Santa Emília, Teresinha, Vila Deodoro, Centro Linha Brasil, Tangerinas e Vila Arlindo.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido