O anteprojeto da Unidade de Saúde Materno Infantil de Venâncio Aires foi apresentado nesta semana pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento ao prefeito Jarbas da Rosa, vice-prefeita Izaura Landim e servidores da Secretaria da Saúde. Com a projeção para 800 metros quadrados e estimativa de R$ 2,5 milhões somente para a construção do prédio que deve ser no bairro Cruzeiro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Atualmente, o Centro Materno Infantil do município funciona juntos ao Posto de Saúde Central, onde ocorrem os atendimentos de pré-natal e médico pediatra.
A proposta que recebeu algumas sugestões já implementadas, que conforme o engenheiro da Prefeitura, Marcos Aurélio Hohz, deve servir também para o trabalho de captação de recursos financeiros para execução.
A unidade é projetada para oferecer um ambiente acolhedor para as gestantes e crianças observando a funcionalidade dentro de um fluxo de atendimento otimizado. O espaço deve abrigar quatro consultórios médicos, um de enfermagem para atendimento ginecológico/obstétrico, três consultórios médicos para pediatria, duas salas para procedimentos, consultório para atendimento psicológico, consultório de nutrição, consultório odontológico, sala para imunização, sala para amamentação, sala para nebulização, farmácia e sala multifuncional para reuniões, apresentações e atendimento jurídico. “Favorecer atendimento eficiente e humanizado a mulheres e crianças é o objetivo desse projeto que viemos elaborando desde o ano passado. Queremos inclusive oferecer atendimentos em horários alternativos para que as mulheres não precisem faltar em seus trabalhos. Vamos atuar forte na prevenção, com atendimento multiprofissional”, destacou o prefeito.
O Centro deve oferecer ainda assistência jurídica e atendimentos odontológicos. Após os trâmites de aprovação junto aos órgãos oficiais será realizado orçamento detalhado incluindo mobiliários e equipamentos necessários para funcionalidade da unidade de saúde.