A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) está em andamento e, neste sábado, 13, ocorre o tradicional Dia D, uma data especial em que as unidades de saúde abrem durante todo o dia para aplicar vacinas e facilitar a rotina das pessoas que não conseguem comparecer nos locais durante a semana, normalmente por conta do trabalho. Confira no box as unidades que estarão abertas e os horários de atendimento.
Entre os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde para receber as doses neste primeiro momento estão idosos, crianças maiores de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e todos os trabalhadores da rede de ensino, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiências, motoristas e trabalhadores das forças de segurança e salvamento. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cobertura das crianças, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas.
Este ano, o diferencial é o registro nominal, por isso, todas as pessoas devem apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), junto com a caderneta de vacinação, na hora da aplicação das doses. A 26ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe seguirá até o dia 31 de maio. A liberação de vacinas para a população em geral depende da sobra de vacinas após o fim da campanha.
A enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações de Venâncio Aires, Janete Fernandes de Souza, lembra que a campanha iniciou há mais de três semanas e foi adiantada prevendo o clima frio que aos poucos chega ao estado. “Muito importante procurar fazer a prevenção o quanto antes. Quantos mais forem os vacinados, menos teremos internações, risco de complicações e mortes. O alerta é para que aproveitem a oportunidade”, destaca.
A procura pelos imunizantes, segundo Janete, está discreta e a expectativa é de que neste Dia D e nos próximos dias e semanas, sejam alcançadas mais pessoas dos grupos prioritários para atualizar a situação vacinal. Ela lembra que a vacina contra a gripe tem apenas uma dose para adultos e todos os anos precisa de uma dose de reforço.
- 4,5 mil – É o número de doses da vacina já aplicadas em Venâncio Aires. O indicado, para atingir a meta, é vacinar pelo menos 16.949 pessoas, mas no total são 30.694 habitantes que integram os grupos prioritários e têm direito a receber a vacina.
Unidades participantes do Dia D
- Unidade de Saúde Central – Vacina contra Influenza, multivacinação e Covid-19 infantil, das 8h às 16h.
- Estratégia Saúde da Família (ESF) 2 Coronel Brito – Vacina contra Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.
- ESF Battisti – Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.
- UBS Santa Tecla – Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.
- Equipe de Atenção Primária (EAP) Palanque – Influenza, das 8h às 16h.
- EAP Santa Emília – Influenza e multivacinação, das 8h às 14h.
- ESF Santa Tecla – Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.
- ESF Macedo – Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.
- ESF Tabalar – Influenza, das 8h às 16h.
- ESF Caic – Influenza, das 8h às 16h.
- EAP Deodoro – Influenza e multivacinação, das 8h às 12h.
- ESF Mariante – Influenza, das 8h às 12h.
- UBS Estância – Influenza, das 9h às 13h.
- UBS Centro Linha Brasil – Todas as vacinas, das 8h às 12h.
- UBS Travessa – Influenza, das 8h às 12h.
- EAP Gressler – Influenza e multivacinação, das 8h às 16h.