Unisc de Venâncio pode, novamente, receber os alunos da Escola Mariante

-

Desde que uma nova enchente atingiu a região de Vila Mariante e comunidades vizinhas, cerca de 170 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante estão sem condições de voltar aos estudos devido à condição estrutural do prédio do educandário, que ficou extremamente prejudicado. Como solução temporária, está em tratativas a possibilidade de aluguel de salas do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de Venâncio Aires, para que alunos e professores possam, o quanto antes, voltar à rotina de estudos.

A equipe da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realiza o levantamento de preços das necessidades de compras e uma vistoria e inspeção do local para receber os estudantes e professores, para então firmar a locação do espaço. A Unisc, segundo o líder da CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, sinalizou interesse em receber os alunos, e ele pretende que isso aconteça ainda no mês de maio. Outra questão a ser observada com o poder público é a condição de transporte e estradas.

De forma extraoficial, Pinho afirma que no momento são duas transferências de alunos confirmadas, mas se acredita que um número significativo de famílias permaneçam na localidade. A diretora da escola, Naira Elisabeth da Rosa, espera que as tratativas com a Unisc sejam concluídas o quanto antes para iniciar os trabalhos no local. Ela ressalta que qualquer informação está sendo repassada às famílias através dos grupos de redes sociais e também pelo espaço presencial montado na Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen para atendimento às famílias.

No momento, o foco é o contato e acolhimento de todas as famílias do educandário e a preocupação em firmar contrato para o seguimento das aulas em outro espaço. A comunidade escolar recebeu uma doação vinda de São Paulo, com kits de higiene, alimentação e materiais escolares, que estão sendo separados pela equipe da escola no salão Nossa Senhora do Rosário, em Linha Taquari Mirim, para serem entregues às famílias.

Vistorias

Pinho ressalta que já repassou à equipe da Coordenadoria Regionais de Obras Públicas (Crop), o pedido para que visitem a localidade e o prédio da escola para uma vistoria do local e dos itens atingidos pela enchente. Ele acredita que isso deve ocorrer nesta semana, conforme o cronograma de planejamento da equipe.

Em outros momentos, segundo Pinho, devem ocorrer reuniões com a Secretaria de Educação do Estado e com a Administração Municipal de Venâncio Aires, para encontrar saídas definitivas aos estudantes da Escola Mariante. “É preciso enxergar o aluno como cidadão de Venâncio Aires e construir junto com o Poder Público uma solução”, afirma.

Sobre a possibilidade de não ser mais construída uma escola na localidade, visto que o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, alegou que não serão mais feitos investimentos em áreas de risco de enchentes, o coordenador relata que ainda não pode afirmar nada, pois não conversou com o líder do executivo.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido