Embora o Município já tenha decretado o uso facultativo de máscaras inclusive em locais fechados, nas escolas estaduais, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) recomenda que o uso seja continuo, respeitando o decreto estadual, que ainda obriga uso de máscaras em ambientes fechados. O coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura afirma que mesmo que muitos municípios já tenham dado a liberdade de não usar o item nas salas de aula, a recomendação é pelo uso consciente. Em espaços abertos, o uso é facultativo.
No Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a máscara nunca deixou de ser obrigatória no campus. De acordo com o diretor-geral do campus de Venâncio Aires, Geovane Griesang, a instituição segue o plano de contingência da rede. “Para termos alguma alteração, ela precisa ser aprovada pelo Conselho Superior, o Consup”, explica.
Facultativo na sala
De acordo com o Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), as escolas municipais seguem o decreto do prefeito Jarbas da Rosa, que flexibiliza totalmente o uso da máscara. Porém, existe liberdade para aqueles que desejam continuar usando ou por algum motivo, devem usar a máscara. Nas instituições privadas, como no Colégio Gaspar e Colégio Oliveira/Coopeva, as escolas também seguem o último decreto municipal. Já no Colégio Bom Jesus, o uso de máscara é recomendação para funcionários.