Na manhã de terça-feira, 7, o ator venâncio-airense, escritor e ativista negro, Sérgio Rosa e uma delegação formada por representantes da Prefeitura de Gramado, como o vice-prefeito, Luia Barbacovi, e a procuradora do município, Mariana Melara Reis, da Defensoria Pública do Estado, e outros convidados, foi recebida no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelo governador Eduardo Leite, e o vice-governador, Gabriel Souza.
O venâncio-airense é convidado para estar presente no dia 21 de março em Gramado para participar de reuniões e, principalmente, do ato de assinatura do Termo de Cooperação de Igualdade Racial, onde a Prefeitura, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, se compromete a realizar ações afirmativas e políticas públicas de enfrentamento ao racismo.
O ator será recebido como hóspede oficial do município para ser homenageado em função de seus trabalhos e lutas antirracistas. “Ser convidado para fazer parte desse momento singular, em reconhecimento ao nosso trabalho e projetos de enfrentamento ao racismo nas diferentes frentes, só nos motiva e aumenta nossa responsabilidade. E esse termo sendo realizado em um município do porte de Gramado certamente servirá de referência para demais municípios brasileiros. Enfrentar o racismo, principalmente, é um dever de homens e mulheres brancas, pois são nessas mãos que estão a caneta que possibilita as mudanças e transformações raciais. E, com esse termo assinado, Gramado, de forma pioneira, passa a ter esse comprometimento com a comunidade negra principalmente local”, destaca Rosa.
Na ocasião, o ativista entregou em mãos para o governador Eduardo Leite uma revista apresentando todos os trabalhos e projetos afros realizados por ele e a produtora cultural Jaqueline Santos em Venâncio Aires e outras regiões do Estado e fora dele, principalmente no que tange o público escolar. No dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, os dois estarão em Gramado participando do ato de assinatura do termo, como de outras reuniões e atividades de articulação já agendadas.
“Acredito que nossos projetos afros se fortalecem e ganham visibilidade. O reconhecimento agrega ainda mais em nossas construções nas pautas negras em nosso município, fora dele e em outros estados. Observando o fato em que, na medida que os municípios, em especial uma das mais importantes cidades turísticas do Brasil, compreende a importância da redução das desigualdades raciais, com política pública efetiva, entendendo que o olhar sobre a causa e lutas do venâncio-airense Sérgio Rosa é importante e orgulha a nossa comunidade e, principalmente, entendemos o quanto esse trabalho, que é necessário e fundamental, está dando grandes frutos”, ressalta Jaqueline Santos.
Antes de irem a Gramado, Rosa e Jaqueline irão a Vila Nova do Sul e Santana do Livramento, com seus espetáculos afros.