O professor venâncio-airense do Departamento de Ciências da Vida e colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Deivis de Campos, lançou na Feira do Livro de Porto Alegre a obra ‘O dedo de Deus pelas mãos de Michelangelo’. O livro, lançado pela Editora Telha, foi construído a partir das pesquisas realizadas pelo docente nos últimos 10 anos sobre as obras e a vida de Michelangelo Buonarroti.
Segundo o professor, o texto é a reunião de 15 artigos científicos publicados no período. “Organizei e reescrevi alguns artigos para montar o livro, com mais de 100 imagens e uma descrição mais detalhada”, explica. Para ele, o livro oferece maior liberdade para escrever e apresentar detalhes, além de ser mais acessível ao público.
O principal tema abordado são as obras de Michelangelo, a iconografia, o simbolismo e o significado dos conteúdos do artista. O livro está disponível no site da Editora Telha e em outras plataformas digitais. Recentemente, Campos teve também um estudo sobre Michelangelo divulgado na revista italiana Neurological Sciences, que traz novas descobertas sobre uma doença que o pintor poderia ter tido e que pode explicar a cegueira do artista na velhice.
Produção
Campos destaca que montou o livro, também, pensando na vida do artista, desde a infância até a fase adulta, e a formação intelectual. Para isso, utilizou como fonte bibliográfica um clássico da literatura renascentista, a primeira Biografia de Michelangelo, de Giorgio Vasari, em 1550 e, depois, em 1568. “Por isso, a obra tem história, formação intelectual e artística do Michelangelo e as obras, a simbologia e a iconografia das obras dele”, reforça.
“O diferencial do livro é a possibilidade de ler de uma forma mais tranquila e leve, tornando a leitura científica mais acessível.”
DEIVIS DE CAMPOS
Professor da Unisc