O Venâncio-airense Leonardo Weschendelfer Scienza fez história na Bundesliga, o campenato da 1º divisão da Alemanhã. Na tarde de segunda-feira, 26, ele fez o gol que manteve o FC Heidenheim na 1ª Divisão, ao derrotar o SV Elversberg por 2×1. Na primeira partida dos playoffs do rebaixamento, Léo Scienza já havia brilhado, ao participar diretamente dos dois gols do empate em 2×2 contra o mesmo adversário.
No jogo de segunda-feira, quem vencesse rebaixava o adversário. Léo Scienza, de 26 anos e que veste a camisa 8, deu uma assistência no primeiro gol do seu time, deixando o companheiro na ‘cara do gol’. Mas ainda na primeira etapa o SV Elversberg empatou e aumentou a pressão, já que joga em seus domínios.
O jogo seguiu com chances para as duas equipes e se encaminhava para a decisão por pênaltis, quando o venâncio-airense mostrou que é diferente. Nos acréscimos, Léo Scienza recebeu na entrada da área, no lado esquerdo, deu uma ‘janelinha’ no adversário, entrou na área e bateu forte, sem chances para o goleiro. O golaço selou a presença do FC Heidenheim na elite da Bundesliga.
Os sites alemães rasgaram elogios ao venâncio-airense. “Léo Scienza foi simplesmente decisivo nos playoffs da Bundesliga! O meia brasileiro-luxemburguês participou diretamente de todos os gols do FC Heidenheim contra o SV Elversberg. No jogo de ida, seus chutes originaram os dois gols do FCH em rebotes. Já na volta, deu uma assistência e marcou o gol da salvação aos 90’+5, um golaço que manteve o clube na elite”.
Léo, que tem nacionalidade luxemburguesa, é filho de Selomar Scienza (in memorian) e Jeane Weschenfelder, e irmão de Theodoro, que também joga futebol na Alemanha. Seu contrato com o FC Heidenheim é de 3 anos.