Com a finalidade de reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizou nesta quarta-feira, 30, a cerimônia de premiação do 6º Prêmio de Boas Práticas da Gestão Municipal. A solenidade, realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, premiou os melhores projetos em 16 áreas municipais. De 279 trabalhos avaliados, o projeto Biodigestores nas Escolas, de Venâncio Aires, foi o primeiro colocado na área de Meio Ambiente.
O projeto que garantiu prêmio à Capital do Chimarrão apresentou o funcionamento do biodigestor, equipamento que além de oferecer soluções para a gestão de resíduos, incentiva a reflexão e o cuidado com o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis. O biodigestor transforma todos os resíduos orgânicos gerados nas escolas em combustível para a cozinha e adubo para hortas, beneficiando também as famílias da comunidade. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o projeto está funcionando em 21 escolas da Capital do Chimarrão e promove uma abordagem prática para a educação ambiental.
A coordenadora do programa, Carin Gomes, celebrou a conquista do prêmio Boas Práticas, destacando o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muita dedicação “O programa Biodigestores nas Escolas surgiu a partir da inquietude de uma equipe que sonhava em tornar as escolas mais sustentáveis e possibilitar que as atividades de Educação Ambiental pudessem ser vivenciadas por meio de experiências práticas e inovadoras, bem como, que se tornassem parte da rotina escolar. Sou muito grata por ter coordenado o programa e ter tido ao meu lado um grupo de pessoas engajadas em fazer a diferença. Vejo esse prêmio como um belo reconhecimento aos servidores públicos que se empenham em fazer a diferença por um Município melhor”, ressaltou Carin.
A vitória também foi muito comemorada pelo prefeito Jarbas da Rosa. “Temos muito orgulho dos resultados do programa e pelo fato de termos sido pioneiros na implantação em quase 100% da rede municipal de ensino. Outro fator importante é que além do público escolar, o programa também tem fomentado práticas sustentáveis na comunidade, através do uso do biofertilizante em hortas, pomares e floreiras. Dedico esse mérito à minha equipe e, tenho certeza, conseguiram transformar esses investimentos em aprendizagem e conexão real aos nossos alunos”, finaliza o prefeito.
Fonte: AI Prefeitura