(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

De acordo com o Painel de Casos de Dengue do RS, sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde, Venâncio Aires tem um caso de dengue confirmado em 2025. Além disso, outros dois são investigados e 23 já foram descartados neste ano. Os dados são referentes até a última sexta-feira, 28 de fevereiro.

Segundo informado pela Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, o paciente faz tratamento recorrente em Santa Cruz do Sul e esteve na praia antes do início dos sintomas, no início de fevereiro. Desta forma, está sendo considerado caso importado.

Em 2024, o município registrou 2.303 casos da doença, com dois registros de óbitos por complicações do quadro dos pacientes. A Prefeitura de Venâncio Aires tem realizado diversas ações de combate ao mosquito nos últimos anos, com visitas residenciais e aplicação de fumacê. A vacinação contra a dengue está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

No Rio Grande do Sul, em 2025 já são 496 casos de dengue confirmados, com maior incidência em pessoas de 30 a 39 anos. No ano passado, foram 208.676 casos e 281 óbitos por complicações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.