Possibilitando que Venâncio Aires avance na oferta de cursos de qualificação profissional, o Governo do Estado selecionou a Capital do Chimarrão, entre os 202 municípios para integrar o programa RS Qualificação. Serão repassados R$ 100 mil pelo Estado, que acrescidos da contrapartida de R$ 20 mil da Prefeitura, irão custear a formação profissional em sete áreas. As aulas serão oferecidas gratuitamente ao longo de 2024, ao público-alvo, que conforme o convênio, são desempregados ou subocupados (profissionais que trabalham menos de 40 horas por semana).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, em Venâncio Aires, com os recursos do programa estadual e contrapartida do município, serão ofertados cursos nas áreas de soldagem (MIG e MAG), eletricista predial e residencial, básico em elétrica industrial, técnicas em vendas, técnicas administrativas, técnicas de atendente comercial e logística gestão de estoque. As aulas serão ministradas pelo Senai e Senac, atendendo ao total, até 185 alunos. No entanto, detalhes quanto a período de inscrição e de realização das aulas, estão sendo definidos.
Para o prefeito Jarbas da Rosa, a seleção de Venâncio Aires no programa estadual representa um aporte ao trabalho que a gestão municipal vem realizando para qualificação de mão-de-obra no município. “Proporcionar qualificação profissional é uma das nossas prioridades de governo, favorecendo emprego e renda às pessoas e fortalecendo nossa economia”, destacou o prefeito. “Esse recurso do convênio será um incremento para a qualificação profissional no município já que trabalhamos forte no Qualifica Venâncio e desde o ano passado, mais de mil pessoas já foram qualificadas profissionalmente, nessa política pública de Venâncio Aires que agora vira pauta estadual também”, lembrou Hüttmann.
O convênio foi assinado nesta quinta-feira, 14, durante solenidade do Governo do Estado, através do governador Eduardo Leite e do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, com representantes das prefeituras contempladas. O prefeito Jarbas da Rosa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann e o assessor da pasta, Darlan Rieger participaram do momento. A expectativa é que sejam beneficiadas em todo Estado, mais de 15 mil pessoas, divididas em 754 turmas.
Fonte: AI Prefeitura