Venâncio decreta situação de calamidade; estimativa inicial aponta mais de 23 mil atingidos

-

Conforme levantamento feito até a tarde desta quinta-feira, 2, em Venâncio Aires, mais de 23 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes desta semana, o que representa mais de um terço da população da Capital do Chimarrão. Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, na cidade, mais de 13.075 pessoas ficaram desalojadas pela cheia do arroio Castelhano e foram para casas de familiares ou amigos.

Já na área rural, com as cheias do rio Taquari, o número de atingidos até o momento é 10.551 mil pessoas. A situação levou o prefeito Jarbas da Rosa a decretar situação de calamidade pública, nesta tarde quinta-feira, 2, abrangendo as situações de alagamentos, chuvas intensas, granizo, inundações e enxurradas.

“São dados que temos até o momento e, com certeza, terão alteração, mas servem como base para nosso trabalho, também na busca por recursos para o município superar esse momento”, destaca Deizimara. Segundo ela, ainda é necessário incluir moradores de regiões isoladas, como a região serrana do município que também teve moradores atingidos.

Nos três abrigos municipais instalados para moradores desalojados e que não tinham onde se abrigar, até a tarde desta quinta-feira, havia o cadastro de atendimento a 391 pessoas, das quais 344 permanecem nos locais.

Nível do rio Taquari

Em comunicado, prefeito Jarbas da Rosa, informou que o impacto do rompimento da barragem em Cotiporã deve ser diluído ao longo do trajeto e ter impacto minimizado ao chegar a Venâncio Aires. Jarbas recomendou que a população que está a 500 metros da inundação atual se afaste. Até às 16h30min, o nível do rio Taquari em Lajeado era de 33,15 metros.

Orientações

  • Se precisar de ajuda acione o Corpo de Bombeiros no 193 ou a Defesa Civil Municipal no (51) 93505-5953.
  • Em Venâncio Aires, as pessoas estão sendo abrigadas em três locais: na Sercsate, no bairro Santa Tecla, no ginásio de Linha Mangueirão e no ginásio da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Estância Nova.
  • Doações de itens de higiene e limpeza, colchões e roupas de cama e banho, alimentos e água potável podem ser feitas no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, no Centro de Venâncio. Doações também podem ser feitas na chave Pix (CNPJ) – 53099117000130, do Fundo Municipal de Defesa Civil (Fundec).
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido