Venâncio inaugura Centro Transitório Animal, em Linha Ponte Queimada

-

O descerramento de fitas é um dos atos mais tradicionais de inaugurações. Como beneficiário direto do espaço, a responsável por cortar a fita do Centro Transitório Animal (CT Animal) de Venâncio Aires foi a cadela da raça vira-lata Caramelo. Esbanjando simpatia no colo do prefeito Jarbas da Rosa, ela foi a protagonista da inauguração do espaço que será um lar temporário para animais em recuperação e a espera de adoção. Além da Caramelo, o cão vira-lata Pingo também está abrigado no local.

O ato foi realizado na tarde desta sexta-feira, 28, na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada. O espaço, anteriormente conhecido como Centro de Bem-estar Animal, conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, silvestres, isolamento, administrativo, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório. A capacidade gira em torno de 50 caninos, contando as baias, maternidade e isolamento; 20 felinos, com gatil, maternidade e isolamento; 10 equinos; e também existe uma ala para abrigar animais silvestres até serem deslocados para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

A obra foi realizada a partir de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB) no valor de R$ 378,4 mil e, posteriormente, com o repasse de R$ 250 mil do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) para equipar o local. A Invicta Construtora foi a responsável pela construção. A área da Favan havia sido adquirida pelo Município no governo do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB).

Local poderá receber até 80 animais (Foto: Leonardo Pereira)

A mudança de nomenclatura é uma adaptação para estar em conformidade com a legislação e com o que existe de mais moderno relacionado à causa animal. Isso porque espaços chamados de canis – que remetem a depósitos de animais –, não devem existir mais e serão substituídos por estes locais temporários de acolhimento. O local já está sendo usado há cerca de um ano, mas agora, com nova pintura, foi inaugurado.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Jarbas da Rosa, a vice-prefeita Izaura Landim, a secretária do Meio Ambiente Carin Gomes, a assessora da pasta Alessandra Ludwig, o deputado estadual Airton Artus (PDT), a vereadora Sandra Wagner (PSB) como representante do deputado federal Heitor Schuch (PSB), o médico veterinário Luciano Frozza, vereadores e demais autoridades.

Lar temporário

A assessora administrativa da Secretaria do Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, destacou que o local, inicialmente planejado para ser um hospital animal, se transformou em um espaço onde os pets possam se recuperar de períodos pós-operatórios, de reabilitação e, posteriormente, serem encaminhados para doação. “A comunidade precisa entender que é um local de reabilitação, não vamos aceitar animais com tutores, não é um canil. É um lar temporário”, explicou.

A intenção do local é ser um abrigo temporário para animais sem tutores que, por exemplo, precisam se recuperar de lesões ou estejam doentes. Também dará suporte para cadelas sem lar, em gestação, que estejam em trabalho de parto e precisem cuidar dos filhotes. Após, os animais já recuperados serão destinados para a adoção responsável.

Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o CT Animal comprova uma evolução da sociedade com relação a causa e preocupação animal. “Tenho orgulho de inaugurar esse espaço e saber que tenho uma equipe que amam e lutam pela causa”, destacou. A secretária Carin Gomes também disse que o local mostra a evolução da sociedade com relação a causa animal.

Representante do deputado Heitor Schuch, a vereadora Sandra Wagner, enfatizou que Schuch se sensibilizou com a causa animal e foi essencial para a construção do prédio. “Ele entendeu que cuidar dos animais também é cuidar da saúde das pessoas, tirando os animais da rua e evitando a proliferação de doenças.”



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido