Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que houve uma queda de 32,5% nos crimes de abigeato no Rio Grande do Sul, na comparação com o mês junho deste ano contra o mesmo mês de 2022. Os furtos diminuíram de 422 casos para 285. Em relação ao primeiro semestre, houve uma redução de 17,9% nos abigeatos. Venâncio Aires registrou um abigeato no mês de junho deste ano.
Segundo a SSP, a melhora significativa da redução desses índices está relacionada à atuação da ‘Operação Agro-Hórus’ da Brigada Militar, que tem o objetivo de combater os delitos rurais. Com atuação em 137 municípios (inclusive em Venâncio) e atenção na faixa de fronteira, a patrulha rural atua na prevenção e repressão de ocorrências contra os crimes transfronteiriços.
Desde 2022 a BM prendeu 263 foragidos, apreendeu 85 toneladas de carne sem procedência, recuperou oito máquinas agrícolas e apreendeu 314 armas.
Dados da Polícia Civil (PC) de Venâncio Aires revelam que foram registrados nove abigeatos no primeiro semestre, no município. Só no mês de fevereiro foram cinco denúncias de abigeatos. O mês de abril não registrou furtos de animais. Nos demais, foi um caso a cada mês que chegou ao conhecimento da PC.