Na quinta-feira, 17, ocorreu a 14ª Mostra Científica Verde é Vida, programa desenvolvido pela Afubra. Na etapa regional, participaram 14 trabalhos de sete escolas dos municípios de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Arroio do Meio. O local da atividade foi o auditório da Secretaria de Educação de Arroio do Meio.
Entre os trabalhos, quatro foram selecionados (confira no box) para serem apresentados na 14ª Mostra Científica Sul Brasileira, que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de março de 2024, na 22º Expoagro Afubra.
Segundo o coordenador regional do projeto Verde é Vida da Afubra, Luis Carlos da Silva, seis avaliadores tiveram a missão de analisar os trabalhos e escolher os classificados. Foram avaliadores a fiscal da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Joice Johann Bordignon; a presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codemam) de Arroio do Meio, Patrícia Aguiar; o representante da Emater de Arroio do Meio, Elias de Marco; o coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Arroio do Meio, Paulo Regis Rheinheimer Junior; o engenheiro agrícola, André Rosenbach; e a professora de Biologia aposentada, Selete Celeste Sebastiany Alves.
Na ocasião, a secretária de Educação de Arroio do Meio, Iliete Rockenbach Winck, deu as boas-vindas. O gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Dutra Maracci, agradeceu a presença de todos em nome da diretoria da empresa e, em seu pronunciamento, destacou a criatividade dos trabalhos e a quantidade de informações relevantes contidas em cada um. O coordenador geral do projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, também esteve presente e agradeceu o envolvimento de todos.
*Com informações da coordenação do projeto Verde é Vida
Escolas participantes da etapa regional
- Professor Arlindo Back
- Santo Antônio de Pádua
- Adolfo Mânica
- Marino da Silva Gravina
- Dom Pedro ll
- Alfredo Scherer
- Coronel Thomaz Pereira
Trabalhos selecionados
- Sementes de sustentabilidade: Saúde em nossas mãos, da Escola Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão. Os alunos participantes são Marisa Ristow e Bernardo Chemin Soares, com supervisão da professora Julia Tomazi.
- Brotos de esperança: Eu sou a semente que você planta, da Escola Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão. Os alunos participantes são Heriqui Germany e Joaquim Favaretto Fernandes, com supervisão da professora Bianca Favaretto Fernandes.
- Do amor à dor: Como romper o ciclo?, da Escola Dom Pedro II, de Venâncio Aires. Os alunos participantes são Laura Gregory e Kamilly Eduarda Ferreira, com supervisão da professora Francielle da Rosa.
- Protegendo nossos animais, da Escola Coronel Thomaz Pereira, de Venâncio Aires. Os alunos participantes são Renan do Couto da Fonseca e Vitória Gabrielly Martini Landim, com supervisão da professora Fabíola Fredolina Griesang.