O verão 2022/23 inicia nesta quarta-feira, 21, às 18h48min. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2023, às 18h24min quando terá início o outono.
Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, a tendência é de chuvas abaixo do padrão climatológico no primeiro trimestre, com distribuição irregular e grande variabilidade nos totais de chuva no decorrer da estação. “Isso não quer dizer que não vai ter chuva na região ou temporais ao longo da estação, o que é comum nesta época do ano. Mas, o total acumulado para o trimestre vai ficar ligeiramente abaixo da normal climática”, diz a previsão climática encaminhada pelo Núcleo. O padrão ou normal climatológica pela estação da Univates para dezembro é de 148.4 mm, janeiro de 170.9 mm, fevereiro de 170.9 mm e março de 159.6 mm.
Segundo o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), o verão 2022/23 ainda estará sob a influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial) que deve enfraquecer até o final da estação. “A tendência de temperatura para toda a estação é que fique ligeiramente acima da normal climatológica, sendo que manhãs com temperaturas agradáveis e até amenas serão comuns para a época do ano”, diz o NIH.
Tradicionalmente, o verão é a estação com temperaturas mais altas. Nesta estação é alta a possibilidade de ocorrer ondas de calor, mas que devem ter curta duração, de acordo com o Núcleo. “Nada comparado com as ondas de calor de janeiro de 2022, que tivemos um longo período sem chuva e vários dias consecutivos com temperaturas extremamente altas”, informa o documento que aborda as tendências para a nova estação.
Características
A estação geralmente é marcada por dias mais quentes e longos, com temperaturas que alcançam facilmente os 30 graus, sendo que as maiores temperaturas registradas no ano ocorrem neste período. As chuvas passam a ser de curta duração e de forte intensidade, ocorrendo principalmente entre a tarde e à noite. Além disso, temporais com granizo e ventos fortes, também são frequentemente registrados. Frentes frias e sistemas de baixa pressão ainda provocam chuva durante a estação, mas com menor frequência. A maior frequência de chuvas passa a ser por convecção (combinação de calor e umidade). Também é comum durante a estação, a radiação solar apresentar níveis elevados. Por isso, é muito importante não se expor ao sol sem proteção, principalmente entre das 10h às 16h.
Fonte: Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates