Assinante da Folha do Mate, Tina reside há 43 anos no mesmo endereço, na rua Antônio Tarelli (Foto: Júlia Brandenburg)
Assinante da Folha do Mate, Tina reside há 43 anos no mesmo endereço, na rua Antônio Tarelli (Foto: Júlia Brandenburg)

Ela tinha 16 anos quando deixou o município de Santa Cruz do Sul com sua falecida mãe, Bibiana Fontoura, e chegou em Venâncio Aires, no bairro Coronel Brito (Vila Boa Esperança, conhecida como Caída do Céu), em busca de oportunidade de trabalho. Há 43 anos, Maria Orandina Fontoura da Rosa, hoje com 80 anos, se mudou para a rua Antônio Tarelli, no bairro Cruzeiro, onde vive até hoje.

Na época, adquiriu um terreno quando a rua ainda não era pavimentada e no local tinha muitas valetas. Tina, como é conhecida pela vizinhança, foi casada com José Nicolau da Rosa (já falecido), com quem teve cinco filhos: Rejane, Adão, Eva, Nara e José. Atualmente, Adão, Nara e José residem com ela.

Nara e a mãe moram no bairro Cruzeiro (Foto: Júlia Brandenburg)

Durante a adolescência, trabalhou na lavoura, junto com sua família, em uma propriedade de cultivo de arroz. Já na Capital do Chimarrão, trabalhou por 22 safras em uma empresa de tabaco e, por alguns anos, também confeccionava calçados em casa para uma fábrica. “A empresa trazia os sapatos até a minha casa, eu os distribuía para os vizinhos e depois revisava”, comenta.

EVOLUÇÃO DO BAIRRO CRUZEIRO

Ao longo de mais de quatro décadas no bairro Cruzeiro, Tina testemunhou diversas melhorias. “Vi o bairro crescer e se tornar o que é hoje.” Ela destaca a pavimentação das ruas, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade Básicas de Saúde (UBS) Cruzeiro e, mais recentemente, o Centro Materno Infantil (Cemai). “A UPA foi muito importante em setembro do ano passado, quando tive um AVC. Meus filhos me levaram rapidamente para lá. Se ela não estivesse localizada bem em frente à minha casa, talvez eu não tivesse resistido”, reflete.

Mesmo vivendo na área urbana, a aposentada mantém o hábito de cultivar hortaliças no pátio da residência. “Planto todo tipo de verdura. Não tenho muito espaço, mas os canteiros ao redor da casa estão sempre cheios de plantações”, afirma. Outra atividade que alegra Tina é reunir, em datas comemorativas, os cinco filhos, 10 netos e 13 bisnetos.

“Gosto muito de morar no bairro Cruzeiro. Além de conhecer toda a vizinhança, o bairro é calmo e perto de tudo”

MARIA ORANDINA FONTOURA DA ROSA
Aposentada

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos