Vida nova para 44 animais resgatados das enchentes em Venâncio Aires

-

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires, a ONG Amigo Bicho e demais voluntários promoveram feiras de adoção de animais resgatados da enchente e acolhidos no Pavilhão Agropecuário, no Parque Municipal do Chimarrão. Dos 76 pets resgatados, 44 já foram adotados nas duas feiras realizadas durante a semana e, agora, têm nova vida e novos lares.

De acordo com a assessora administrativa da Semma, Alessandra Ludwig, os pets que não foram adotados seguirão no Parque até encontrarem novos lares. “Por enquanto, os manteremos lá, pela estrutura que montamos, pela logística de deslocamento dos voluntários e também porque os animais já estão familiarizados com o ambiente. Isso também facilitará para as pessoas que ainda quiserem adotar”, diz.

A secretária Carin Gomes ressalta a importância da continuidade do abrigo, pois alguns tutores identificaram seus animais, mas ainda estão sem casa e não conseguem retirar os animais do local. No total, 29 cães já retornaram para os seus tutores e 23 tiveram seus tutores identificados, mas seguem no abrigo. “A equipe continuará cuidando dos cães resgatados para que os tutores possam se organizar e, neste meio tempo, também os que não tiveram tutores identificados, possam ser adotados”, observa a titular do Meio Ambiente. Carin destaca a relevância dos lares temporários para reduzir a quantidade de animais no abrigo e conseguir levá-los para um ambiente melhor e mais tranquilo.

Adoções podem ser feitas todos os dias. (Foto: Alvaro Pegoraro)

*Com informações da AI Prefeitura

Adote e encontre um ‘cão’panheiro

  • Quem quiser adotar um pet pode se dirigir ao Pavilhão Agropecuário, no Parque do Chimarrão, em qualquer dia, das 10h às 17h. “Apesar de não termos a feira oficialmente, quem for ao Parque será atendido pela equipe normalmente”, afirma a secretária Carin.
  • Os animais disponíveis para adoção estão todos identificados, microchipados e desverminados. “Eles já sofreram muito. Queremos garantir que os cães encontrem uma nova casa, com amor e segurança”, comenta a assessora Alessandra.
  • No feriado de Corpus Christi, no dia 30 de junho, e no último fim de semana, ocorreram feiras de adoção. Ainda são 32 cães, entre adultos e filhotes, que esperam ser adotados. Destes, 19 são filhotes recém-nascidos de fêmeas que tiveram cria no abrigo ou que estão em clínicas veterinárias. Para o próximo fim de semana, a equipe da Semma pretende realizar mais uma feira, em alusão à Semana do Meio Ambiente.
Filhotes nasceram no abrigo. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Assistência

1 O Governo Federal liberou recursos emergenciais para apoio aos animais vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Cada município afetado poderá solicitar até R$ 180 mil, de acordo com o número de habitantes, para despesas como ração, vacinas, medicamentos, aluguel de abrigos e esterilização.

2 A liberação do recurso é imediata nesta modalidade. Em Venâncio Aires, segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Carin Gomes, o recurso foi solicitado e a Capital Nacional do Chimarrão deve ser beneficiada com R$ 90 mil. A melhor forma de aplicação dos recursos ainda está sendo analisada.

  • Precisa-se de voluntários pra ajudar na limpeza e manutenção dos animais no abrigo do Parque do Chimarrão. O auxílio é esporádico, pois a equipe da Semma e um contratado também trabalham na limpeza.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido