Estava tudo pronto para que a votação do Projeto de Lei número 018, do Legislativo, de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos) e que trata da alteração do feriado do aniversário do Município, fosse realizada na noite desta segunda-feira, 15, durante a sessão semanal do Legislativo de Venâncio Aires.
Uma emenda à proposta já havia sido aprovada, por unanimidade, e a matéria estava em discussão – inclusive com alguns votos de vereadores anunciados preliminarmente -, mas o rumo da votação mudou quando o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), pediu a palavra e solicitou vista do polêmico projeto.
Com a manifestação de Muchila, a votação do PL fica adiada, pelo menos, por mais uma semana. Embora tenha aberto voto favorável à alteração prevista na matéria, o socialista disse que alguns colegas estariam em dúvida e resolveu fazer o pedido e que acredita que a proposta será aprovada na semana que vem.
Ainda durante a sessão, a reportagem da Folha do Mate fez um levantamento para antecipar como deve ser a votação. Benildo Soares (Republicanos), César Garcia (PDT), André Kaufmann (PTB), Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), Diego Wolschick (PTB), André Puthin (MDB) e Renato Gollmann (PTB) são favoráveis ao projeto. Os sete votos garantem, pelo menos, um empate. Se isso acontecer, o presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), é quem teria que votar para decidir a questão.
Ao ser perguntado sobre como deve se posicionar, Ruppenthal disse que vai pensar durante a semana, pois acreditava que não seria necessário votar. Quem também afirmou que vai refletir acerca do tema até a semana que vem foi a vereadora Sandra Wagner (PSB). Ezequiel Stahl (PTB), Samuel Gisch (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), não responderam à reportagem. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Claudete Cittolin (PSD) e Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) são contrárias. Pela proposta, o dia 11 de maio volta a ser feriado, e não mais o dia 25 de julho.