
Mato Leitão - Tudo pronto para receber participantes e também visitantes da 15ª Exposição Estadual de Orquídeas (Laelia purpurata). O evento começa nesta sexta-feira, 5, na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), com avaliação e premiação das melhores plantas. No sábado e domingo, 6 e 7, a mostra abre para visitação pública, a partir das 8h30min. A organização é do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), com apoio da Prefeitura de Mato Leitão. “Contamos com um bom público. Teremos um fim de semana de tempo bom e, junto com a exposição, terá a chegada do Papai Noel”, informou a presidente da entidade, Lovane Gross, referindo-se à abertura do Natal das Orquídeas.
Além do concurso, mostra e comercialização de orquídeas e insumos, visitantes poderão adquirir suculentas e outras plantas ornamentais. Agroindústrias do município participarão do evento e as crianças terão espaço. No sábado, a partir das 14h, o professor, biólogo, escritor e ilustrador Délio Júnior, de Novo Hamburgo, ministra palestra e lança seu livro infantil – ‘Cati, a orquídea’. A obra narra a jornada de uma planta em busca de conhecimento sobre as várias espécies brasileiras, que vivem nos biomas Pampa Gaúcho e Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

‘Sor’ Délio, como é conhecido nas redes sociais, foi premiado, no III Encontro de Botânicos da Região Sul, com a Melhor Ilustração Botânica sobre a corticeira-do-banhado, intitulada ‘Erythrina crista-galli L. (Fabaceae), seus encontros no espaço e no tempo’. Para criar a arte, em aquarela e finalizada no Photoshop, ele estudou artigos científicos sobre os potenciais polinizadores da árvore.
Ainda, haverá participação da Ervateira Elacy, de Venâncio Aires, que disponibilizará água e erva mate para o chimarrão.
Visitação pública
A Abertura oficial da Exposição Estadual de Orquídeas (Laelia purpurata), com a presença de autoridades, também está marcada para sábado, 6, às 10h. Mas, o evento abre para visitação pública às 8h30min.
Cerca de 20 associados do Nova, que reúne orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado participarão. No geral, a expectativa é expor mais de 1.000 plantas. Para quem gosta de cultivar flores, seis vendedores de orquídeas, insumos e correlatos estarão à disposição, provenientes de Mato Leitão, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Porto Alegre e Santa Catarina.
Concurso
O julgamento das plantas começa na sexta-feira, 5, a partir das 13h, de acordo com o regulamento da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO). Conforme Lovane Gross, todos os sócios de grupos podem participar com até duas plantas, que são julgadas por especialistas de vários municípios gaúchos, como Ijui, Montenegro e Porto Alegre. Ao todo, 70 troféus com formato do brasão da Cidade das Orquídeas serão oferecidos às melhores plantas de cada espécie.
Horários da exposição
- Dia 5, sexta-feira: avaliação e divulgação dos resultados do concurso
- Dia 6, sábado: visitação pública das 8h30min às 20h
- Dia 7, domingo: visitação públicoa das 8h30min às 17h
Vendedores de plantas
- SS Orquídeas, de Mato Leitão
- Betinho Orquídeas e BW Orquídeas, de Caxias do Sul
- Orquidário Liel, de São Sebastião do Caí
- Olímpia, de Porto Alegre
- Fernando Orquídeas, de Santa Catarina