Gabriely e Marcela participaram da seleção em Porto Alegre
Gabriely e Marcela participaram da seleção em Porto Alegre, nos dias 21 e 24, respectivamente (Foto: divulgação)

Mato Leitão - As jovens estudantes de Mato Leitão, Gabriely Eduarda da Silva Marcela Eduarda da Rocha, concluíram mais uma etapa do processo de ingresso no serviço militar. Conforme o coordenador da Junta Militar de Mato Leitão, Evandro Lenhardt, elas estiveram na Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas da 3ª Região Militar, em Porto Alegre, onde se alistaram. Ano que vem, pela primeira vez no Brasil, o alistamento feminino foi integrado às Forças Armadas, mas em poucos municípios do País e em caráter voluntário. No Rio Grande do Sul, poderão se engajar na capital (Exército), em Canoas (Aeronáutica) ou em Santa Maria (Exército e Aeronáutica).

Gabriely participou de entrevistas e exames médicos no dia 21, quando recebeu orientações e explicações sobre o possível ingresso no serviço militar. “Passei pelos exames médicos e físicos”, comemorou. Apesar de nervosa no início, disse que foi se acalmando na medida que conversava com os militares envolvidos na seleção. “Conforme foi passando e o sargento explicando tudo que aconteceria a seguir e sobre o período que ficaremos no quartel, fui me acalmando e vendo que realmente é isso que quero.” Em janeiro, entre os dias 5 e 16, ela retorna à Porto Alegre, quando ficará sabendo se ingressa definitivamente no Exército. “Estou muito ansiosa!”

Para Marcela, a carreira militar também é um sonho. Ela participou da seleção na 3ª Região Militar na sexta-feira, 24, com a expectativa de também ser aprovada nesta etapa. “Ocorreu tudo bem lá. Falaram que estou apta a servir”, comentou. Ela também retorna à capital gaúcha, entre 5 e 16 de janeiro com expectativa de conseguir passar na próxima etapa e engajar.

Conforme lembra Lenhard, o alistamento feminino no Brasil não é obrigatório. A adesão voluntária da jovem começou nos primeiros dias do ano, através do alistamento online no site do Exército.

Dispensa

Evandro Luis Lenhart informa que os jovens que se alistaram neste ano podem encaminhar o Certificado de Dispensa de Incorporação. Para isso, devem procurar a Junta Militar, junto ao Centro Administrativo, para realizar o ‘juramento à bandeira’, em formato de gabinete, e efetuar o recolhimento da taxa de expedição do CDI.

Para emissão do Certificado de Dispensa, é necessário que o jovem comprove residir no Município, podendo ser consultado listagens de moradores (lista do programa ESF) para confirmação. Em Mato Leitão, pela condição de Município não-tributário, os jovens alistados são automaticamente dispensados do serviço militar.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.