Prefeitura de Mato Leitão encaminha licitação de quatro conjuntos de câmeras de videomonitoramento

-

A Prefeitura de Mato Leitão trabalha para publicar, ainda nesta semana, o edital que abre o processo licitatório para adquirir, com recursos próprios, quatro conjuntos de câmeras de monitoramento para serem instalados na região central do município. Depois, a meta é expandir esse trabalho para localidades do interior.

De acordo com o prefeito Carlos Bohn, a ideia é fazer a colocação de 11 equipamentos em mais quatro pontos estratégicos e garantir que qualquer movimentação de entrada e saída da cidade seja captada. “Vamos identificar quem entra e saí da cidade. O centro estará totalmente coberto”, projeta. As câmeras captarão, inclusive, os deslocamentos em relação às estradas que ligam com as localidades do interior.

Em março deste ano, ocorreu a instalação de um conjunto com três câmeras de videomonitoramento na esquina das ruas Leopoldo Hinteholz e Arnaldo Bourscheidt, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A doação foi feita pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), por meio de recursos do Fundo Social do Sicredi Integração RS/MG, no valor de R$ 18.543,73.

Esse ponto, assim como o conjunto instalado junto à Praça da Matriz Santa Inês, na esquina das ruas Leopoldo Hinteholz e Cônego Pedro Henrique Vier, já está interligado ao sistema existente na Brigada Militar, o que garante mais segurança e controle das movimentações no município.

Avanço

Para a comandante do 5º Grupamento de Polícia Militar (GPM), sediado na Cidade das Orquídeas, a sargento Joseane de Castro Carvalho, a ampliação do sistema de videomonitoramento colabora na vigilância e possibilita que as imagens gravadas sejam acessadas em caso de delito para, por exemplo, verificar por onde os veículos se deslocaram no município na hora da fuga. “São olhos a mais para contribuir com o nosso trabalho”, observa.

Joseane também ressalta o bom diálogo da Brigada Militar com o Executivo e o Legislativo de Mato Leitão. Nesse sentido, ela menciona a obra de reforma do prédio da BM, que a Prefeitura já sinalizou que realizará. “Essa é uma antiga demanda e vai facilitar para a instalação da nova sala de videomonitoramento, para melhorar o atendimento da população e o nosso trabalho”, comenta.

Conforme Bohn, a previsão é instalar as novas câmeras em maio e em seguida encaminhar a licitação da reforma da sede da Brigada Militar. O projeto que prevê as melhorias está sendo finalizado pela arquiteta da Prefeitura.

O chefe do Executivo ainda menciona que a Administração trabalha com a possibilidade de instalar um software para que as imagens das câmeras de monitoramento de Mato Leitão sejam acompanhadas em tempo real pelo Comando Regional da Brigada Militar, em Santa Cruz do Sul.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido