Bibliovan: páginas abertas à comunidade

-

Você gosta de ler? Se a resposta for sim, vai adorar essa novidade. Desde ontem, a Bibliovan está em Venâncio Aires. A van com mais de dois mil livros ficará até o dia 10 na Praça Henrique Bender (Evangélica). Os exemplares são emprestados para a comunidade de forma gratuita, mas devem ser devolvidos até o último dia de permanência da biblioteca itinerante no município.

O autor do projeto é o escritor Pedro Marodin. Ele foi contemplado com a Lei Aldir Blanc no ano passado e montou a van para levar literatura para cidades do Rio Grande do Sul. Com a verba da lei, também conseguiu ir para três municípios de pequeno porte, que estavam no projeto. “Fui para Nova Hartz, São Jerônimo e Vale Real. Venâncio é a quarta parada, que já não faz mais parte do projeto da lei, mas vim porque tenho muito carinho pela cidade”, comenta.

A ideia do porto-alegrense é continuar com o projeto e ir para mais lugares. Desta vez, como já não está mais se mantendo com a verba do projeto, ele vai comercializar suas obras literárias e alguns ímãs com poesias. “Os empréstimos são gratuitos, mas vou ter uma banca do lado com algumas coisas para vender, mas só para quem quiser me ajudar e adquirir”, diz.

A minibiblioteca tem exemplares para todas as idades, rampa de acesso para cadeirantes e está aberta para a visitação da população. O também saxofonista apresentará algumas músicas durante as tardes na van. “Quero levar poesia para as pessoas e, através da leitura, isso é possível. Com a Bibliovan eu realizei um sonho da minha vida”, destaca. O projeto da Bibliovan tem apoio do Governo Federal, Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Pedro Marodin aproveita o espaço cultural para realizar apresentações musicais e oferecer leitura para a população
Pedro Marodin aproveita o espaço cultural para realizar apresentações musicais e oferecer leitura para a população (Foto: Eduarda Wenzel)

EMPRÉSTIMOS

Todos podem acessar a Bibliovan e escolher um livro. Basta anotar o nome para o controle de Marodin. Esses livros devem ser devolvidos até o dia 10, quando ele vai para outro município. Ontem, em menos de uma hora com a van aberta, ele já havia emprestado quatro exemplares. A primeira pessoa a pegar o livro foi Ellen Graff, 18 anos. Ela estava sentada no banco da praça quando ele começou arrumar o veículo. No momento em que a minibiblioteca abriu, a jovem achou muito legal e foi conhecer. “Me chamou atenção, porque em Venâncio não tem isso, sou acostumada só com a biblioteca do município”, observa.

Ellen costuma ler de forma on-line, por questão de custo, e reforça que as pessoas devem conhecer o projeto, pois segundo ela é uma forma de conseguir ler obras diferentes e sem custo. “Gosto de ler romance, e ter os livros em mãos é melhor. Eu adorei a ideia e já garanti o meu.”

Estímulo

A bibliotecária Rosaria Garcia Costa, da Biblioteca Municipal Caá Yari, que é amiga do autor há mais de 25 anos, ficou feliz com a chegada da Bibliovan no município. Ela ressalta que a população deve valorizar a iniciativa, visitar e aproveitar para ler obras de qualidade. “É um incentivo, uma oportunidade de todos terem acesso aos livros. Fiquei muito feliz quando esse grande amigo conseguiu realizar o sonho”, destaca.

  • A Bibliovan ficará até o dia 10 de julho, das 14h às 18h, na Praça Henrique Bender. Confira o vídeo da Bibliovan no site folhadomate.com ou no Instagram @folhadomate.

 

 

Lançamento dos passeios do Trem dos Vales será nesta sexta-feira

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido