Nesta terça-feira, 4, a partir das 22h45min, um novo time vai entrar em cena na cozinha mais famosa do Brasil do MasterChef Brasil. Desta vez, os oito participantes terão que usar a criatividade e as técnicas da gastronomia francesa para levar o troféu para casa.
Não vai ser brincadeira não. Eles terão que preparar tradicionais massas bases: a brisé, sableé e sucreé. Além de acertar no ponto, apresentação e sabor, os cozinheiros terão que trazer o sabor da França para a cozinha e conquistar o paladar apurado dos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin.
Está curioso para entender as técnicas das massas antes de acompanhar este quarto episódio de tirar o fôlego. Então, vamos lá. Selecionamos abaixo as características de cada prato – brisé, sableé e sucreé – para os experts de plantão e amantes de gastronomia que querem saber tudinho antes do programa entrar no ar. É isso aí, bora aprender um pouco mais e testar esta saborosa receita em casa.
Brisé
A patê brisée é uma massa que não contém açúcar, podendo ser utilizada tanto para recheios salgados quanto doces. É a famosa massa de quiche, ou torta salgada. Ou melhor dizendo, a conhecida massa podre.
Sablée
A Pâte Sablée é uma massa para torta mais arenosa, que desmancha na boca, mas não chega a ser uma massa podre. Ela é uma massa quebradiça por causa da manteiga que deve ser incorporada na massa em temperatura ambiente, o que impermeabiliza a farinha, deixando a massa com essa característica.
Sucrée
A massa sucrée é bem mais doce que todas as outras massas de tortas. Ela é pouco crocante, mais macia que as outras, e muito parecida com a massa de biscoito amanteigado. Quando sobra um pouco de massa da torta que estou fazendo eu acabo não resistindo em fazer uns biscoitinhos também.
Até mais…