A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) está acompanhando a situação dos municípios gaúchos. Segundo uma pesquisa da entidade, pelo menos 50 das 495 prefeituras já adotaram algum tipo de medida de contenção de despesas. Entre as principais ações está o corte de CC’s, a redução de secretarias e a suspensão de horas extras. Alguns prefeitos diminuíram o próprio salário.
Em casos mais extremos, há registros de paralisação de atividades e serviços. A Famurs está mobilizando os prefeitos a realizar uma paralisação estadual de municípios neste mês em data ainda a confirmar. Algumas associações regionais, inclusive, já promoveram eventos locais com paralisação e bloqueio de estradas.
De acordo com o presidente da entidade, Luiz Carlos Folador, em 2015, os municípios deixarão de receber mais de R$ 500 milhões em relação ao que estava previsto de ICMS. “O principal objetivo da Famurs é avançar na proposta de atualização do Pacto Federativo, que estabelece uma concentração dos recursos nos governos estadual e federal.”