Foto: Edemar Etges / Folha do MateRecepção aos diretores, familiares e convidados ocorreu no salão de festas da entidade
Recepção aos diretores, familiares e convidados ocorreu no salão de festas da entidade

2018: ano de crescimento e de conquistas do STR de Venâncio

“Quando chegamos ao final de mais um ano, paramos para refletir sobre as ações, conquistas e avanços registrados durante o período”. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires Cláudio Fengler, durante a confraternização de final de ano realizada no sábado, 22, ao meio dia, na sede social da entidade e que reuniu a diretoria, colaboradores, familiares e convidados.

Segundo Fengler, o ano de 2018 foi marcado pela conscientização dos agricultores quanto a importância de se manterem unidos e em defesa de seus interesses. A diretoria do STR Venâncio Aires realizou um intenso trabalho de base que culminou com a formação do Conselho de Lideranças. Somado a isso, foi reativada a Comissão Municipal das Mulheres Trabalhadoras Rurais. Para o dirigente, são dois importantes espaços de valorização e comprometimento dos agricultores familiares associados à entidade que representa a agricultura familiar do município. O resultado desta representação, segundo Fengler, é justamente o fortalecimento e a defesa das políticas públicas que norteiam a vida dos agricultores.

AVANÇOS

Fengler salientou ainda os avanços e benefícios para os associados à entidade, com destaque para o crescimento na área comercial, que inclusive possibilita descontos consideráveis nas anuidades pagas pelos associados, com atendimento diferenciado por parte dos funcionários e com a disponibilidade de um amplo estacionamento para atender aos associados e clientes.

Entre outros avanços, o dirigente destaca que foram efetuados investimentos para captar energia solar, como forma de ajudar a preservação do meio ambiente e, somado a isso foram desenvolvidas ações como: resgate das sementes crioulas, o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e de recolhimento de lixo eletrônico. Para 2019, fica a expectativa quanto às ações dos novos governos, tanto federal quanto estadual. “Vamos seguir firmes na luta pela defesa dos nossos representados, os agricultores familiares dos municípios de Venâncio Aires e das extensões de base de Vale Verde e Mato Leitão”, garantiu Fengler.

AGRICULTURA FAMILIAR

O deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) marcou presença e falou da sua preocupação com o futuro da agricultura familiar, devido à renovação de 56% da Câmara dos Deputados, onde muitos dos parlamentares se elegeram com a bandeira da mudança e da renovação. “Quando olhamos quem são os novos, vemos que a maioria é da ´bancada da bíblia` e a outra da ´bancada da bala`, gente que nunca foi prefeito, vereador, presidente ou líder de algum sindicato, de uma comunidade e não tem nenhuma experiência ou vivência política”, destacou. Acrescentou que logo após assumirem, o Governo Federal vai encaminhar o projeto da Reforma da Previdência sem os novos eleitos terem o mínimo conhecimento do que é a vida de um agricultor, que ele não tem carteira assinada, não tem contracheque, que ele contribui sobre a produção. Com isso, os sindicatos e o movimento sindical, segundo o deputado, vão ter muito trabalho, terão que acampar em Brasília, porque deputado não convence deputado, pois quem consegue isso são os prefeitos, sindicalistas e lideranças políticas.

“Lutamos pelo preço do leite, crescimento do cooperativismo, fumicultor, crédito fundiário, reconhecimento da mulher trabalhadora rural, enfim pela manutenção dos direitos dos agricultores familiares”.CLAUDIO FENGLERPresidente do STR de Venâncio Aires.

“Estou um tanto receoso de que o novo Congresso será e enfrentará muitas problemas.”HEITOR SCHUCHDeputado federal(PSB/RS)

Homenagens

Durante os festejos, a diretoria homenageou os 17 funcionários que tem cinco ou mais anos de serviços. O destaque especial é a para funcionária Ângela Debald, que em outubro último completou 30 anos de atividades.