No dia em que o Museu de Venâncio Aires completa 24 anos de fundação, a Folha do Mate apresenta 24 itens que você precisa conferir no local. A seleção foi feita pela equipe de acervo, que priorizou itens mais raros e de maior importância na história do município.
A comemoração de mais um aniversário, segundo o fundador Flávio Seibt, só é possível devido ao trabalho em conjunto de toda a comunidade de Venâncio Aires. “O povo de Venâncio Aires aceitou a proposta 24 anos atrás e a resposta foi tão positiva que hoje temos um museu muito maior do que esperávamos”, afirma.
Seibt destaca que nesta semana está encaminhando o sétimo projeto emergencial para a restauração do Edifício Storck, que abriga o Museu de Venâncio Aires. “Se conseguirmos vamos instalar um elevador interno, restaurar os forros, colocar detectores de fumaça, tudo para aumentar a segurança no prédio”, comenta. Hoje, estima-se que 80 mil peças estão arquivadas no Museu, sendo cerca de 20 mil itens catalogados.
Realejo: Aparelho musical que funcionava por meio de uma manivela que faz soar um número de melodias pré-determinadas, cujos foles são postos em movimento por um cilindro. Procedência: Alemanha. Peça em torno do ano de 1800.
Bicicleta de madeira: Fabricada artesanalmente em 1904, pelo Sr. Nicolau Pereira dos Santos, na localidade de Santa Emília, interior de Venâncio Aires.
Vestido de Noiva de Preto: Que pertenceu a Maria Wollmann Wünsch, casada em 14 de julho de 1915.
Polifone: Instrumento em madeira (Polyphon). Possui 55 tons e funcionava à corda.
Leque em madrepérola: Leque com detalhe em madrepérolas e papel. Com 10 varetas de madrepérolas. A peça tem em torno de 150 anos.
Relógio Urânia: Relógio suíço de bolso, em prata 800. Fabricação final do século XIX.
Daguerreótipo: Obtinha as imagens em uma câmera escura, numa folha de prata sobre uma placa de cobre, finalizado com processos químicos. Criado em 1837.
Estereoscópio: É um instrumento antigo que permite a observação simultânea, através de uma objetiva binocular, de duas imagens, de um objeto, obtidas com ângulos ligeiramente diferentes, produzindo a sensação de relevo.
Rádio Telefunken: Provável primeiro rádio de Venâncio Aires, funcionava à válvula e é ligada a um alto falante. Procedência: Alemanha.
Vitrola: Vitrola anexada a um móvel de madeira, com caixa de som embutida.
Acervo Indígena: Acervo encontrado na região, através de pesquisas realizadas com a Unisc. Inclui no acervo ferramentas de pedra como enxada, lâminas de machado, talhadores e perfuradores, pontas de projétil; também ossos e pertences encontrados em vasilha de enterramento, vasilhas de cerâmica, com decoração ungulada e corrugada, para uso cotidiano dos povos indígenas.
Máquina Bancária: Máquina de contar moedas. Era utilizada nos bancos.
Moedas: Moedas do Brasil e da Alemanha, desde seus respectivos Impérios às Repúblicas.
Louça cor de rosa: Conjunto de porcelana rosa, marca ‘J&G Meakin- England’ conta com 119 peças.
Xícara para homens de bigode: Xícara em porcelana branca, usado por homens de bigode.
Geladeira de madeira: Geladeira em madeira e alumínio. Marca Steigleder.
Gramofone: Instrumento que reproduz sons por meio discos, décadas de 1920.
Recipientes de porcelana: Recipientes de porcelana trazidos da Alemanha: Essig (vinagre), Zucker (açucar), Oel (óleo), Reis (arroz), Kaffee (café), Muskatat(nós- moscada), Pfeffer (pimenta) e Zimt (canela).
Relógio Cuco: Relógio cuco, em madeira, marca Rei.
Quadro negro: Quadro negro escolar, em madeira, usado pelo falecido professor José de Oliveira Castilhos, para dar aula em 1920.
Violino: Violino que pertenceu à Sr. Dolores Storck, que foi proprietária do Edifício Storck, prédio que hoje abriga o Museu.
Bandeneou: LUIZ XV, Honer, com intércias de madrepérolas e metal branco, em madeira nogueira, com a afinação em Dó Maior. Procedência alemã. Instrumento super luxo. Época, século XIX. Foi restaurado na Alemanha em 1979, levado por Fredolino Assmann.
Conjunto de lápis: Conjunto de lápis em madeira. Aproximadamente 300 lápis.
Fragmentos do Muro de Berlim: Muro que dividia Berlim entre Oeste (parte ocidental capitalista) e Leste (parte oriental comunista). O paredão tinha uma extensão de 155 km, 3,6 metros de altura, contava com 302 torres e 127 km de cercas com detectores.