Foto: Alan Faleiro / Folha do MateNelcy recebeu um
Nelcy recebeu um ‘pic’ no dedo para detectar a hepatite

Ciente da importância da prevenção, a aposentada Nelcy Saldanha, de 63 anos, juntamente com outras dezenas de pessoas, fez fila, hoje pela manhã, para participar de ação alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, organizada pelo Rotary Club de Venâncio Aires com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e funcionários do Hospital São Sebastião Mártir.

A atividade ocorreu junto à Travessa São Sebastião Mártir, onde foram realizados 274 testes rápidos: 137 para detectar a hepatite B e 137 para detectar a hepatite C. Segundo a coordenadora do Centro de Atenção a Doenças Infectocontagiosas (Cadi), Solange Sehn, a ação resultou em duas pessoas diagnosticadas com hepatite C que receberam orientações sobre o tratamento da doença.

Segundo dados repassados hoje, o Cadi já acompanha 305 pacientes, 72 com diagnóstico de hepatite B e 233 com diagnóstico de hepatite C. A coordenadora do Centro frisa que a ação reforça um trabalho já feito no dia a dia, pois desde 2014, os postos de saúde de Venâncio Aires já oferecem testes rápidos, que também está disponível nos CAPS.

Presidente do Rotary Club de Venâncio Aires, Ramon Schwengber lembra que o clube de serviço é parceiro da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e está engajado nacionalmente na campanha Hepatite Zero. Ele cita que o Rotary Club tem a sua trajetória marcada pelo auxílio ao combate da poliomielite, mas, agora, também passa a ajudar no combate às hepatites. Schwengber destaca a importância do trabalho dos clubes de serviço no auxílio ao atendimento das demandas de competência do poder público.