“A COP deveria ouvir a versão de todos os atores, principalmente os fumicultores”, diz Schuch

-

Uma das principais lideranças políticas na defesa dos produtores de tabaco, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) se manifestou sobre a realização da 9ª Conferência das Partes (COP 9) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorre até sábado, 13. “Na minha opinião a COP 9 está igual às anteriores. Som único. Música de uma só tecla!”, diz trecho do manifesto divulgado pelo parlamentar.

Segundo o deputado, os antitabagistas elegeram como inimigo a indústria e ignoram a existência de outros atores diretamente envolvidos na cadeia produtiva como produtores, equipes de colheita, transportadores, orientadores agrícolas, fornecedores de lenha e insumos em geral, trabalhadores da indústria, os Municípios e Estados. “Estabelecer regras para serem cumpridas pelos outros é fácil”, critica. O parlamentar questiona qual apoio efetivo que a Comissão Nacional para implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) fornece aos integrantes da cadeia produtiva. “Vão fornecer crédito, tecnologia, assistência técnica para a conversão produtiva? Neste debate estou do lado do trabalho, da produção, da geração de renda e de quem paga impostos”, destaca. Para ele, a COP “deveria ouvir a versão de todos os atores envolvidos na cultura do tabaco, principalmente os fumicultores de economia familiar e suas representações de classe.”



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido