
O dia 20 de setembro foi escolhido por Matheus André Henckes e Tainá Fonseca Henckes, ambos de 26 anos, para selar o amor que os une desde a adolescência – eles estão juntos desde os 13 anos. Apesar de o sonho ser antigo, outros capítulos da história antecederam o matrimônio. Os venâncio-airenses passaram a morar juntos em 2018, quando ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), em Porto Alegre; formaram-se na graduação em 2023 e, no ano seguinte, o profissional de educação física e a engenheira civil se mudaram para Itapema, em Santa Catarina.
A Igreja Matriz São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, foi escolhida para a cerimônia, ministrada pelo padre Roque Hammes, convidado especialmente pela relação com as famílias: já havia celebrado o casamento dos pais da noiva e do noivo, além de ter batizado Matheus e Tainá.
“O casamento teve a nossa essência e foi isso que mais chamou atenção de todos. Escolhemos músicas da cerimônia a dedo, a identidade visual foi feita por nós, assim como as ‘lágrimas de alegria’, também montadas uma a uma por nós. Os padrinhos foram escolhidos para representar todas as fases da nossa história”, relata Tainá. Outro momento marcante foi quando as alianças foram levadas pelo irmão da noiva, Pedro, de 13 anos – também considerado um irmão do noivo, já que se conheceram quando ele ainda era bebê.
Com relação aos momentos mais emocionantes da noite, Matheus cita a entrada da noiva na igreja, realizando um sonho de infância. Para Tainá, foi de extrema emoção o encontro com o noivo antes da cerimônia, quando, sem se ver, eles se deram as mãos e rezaram juntos. “O fato de não nos vermos deixou tudo mais especial e deu ainda mais ansiedade para o grande momento.”
A recepção foi realizada na sede da Alliance One e um dos destaques foi a coreografia da valsa, montada pelos próprios noivos, unindo Matue – cantor favorito do casal – com dança tradicional gaúcha e outras músicas animadas. “Como organizamos tudo a distância, o momento mais especial foi no dia anterior que visitamos a igreja e também o local da recepção que já estava todo decorado. Ensaiamos nossa entrada e nossa valsa e sentimos o frio na barriga de tudo que estava por acontecer”, lembra Tainá.

A importância da assessoria
Tainá e Matheus contaram com a assessoria da equipe da Seu Dia Especial, de Gabrieli Nascimento, para a organização do casamento, o que, segundo eles, tornou todo o processo mais fácil, nos meses que antecederam a data. “Nos dias anteriores realizamos uma reunião e alinhamos toda a nossa noite. A Gabi manteve contato com os demais fornecedores para repassar a eles como seria nosso evento. Isso facilitou muito pois nos últimos dias é bastante correria e ansiedade, então ter alguém cuidando desses detalhes faz total diferença. Além disso, no dia do evento, eles foram fantásticos. Não precisamos nos preocupar com nada, só viver cada momento”, elogia Tainá.
*Matéria integrante do caderno especial Festas & Eventos, publicado pela Folha do Mate neste sábado, 27.