A importância das consultas médicas de rotina

-

Nesta quarta-feira, 18, é comemorado o Dia do Médico no Brasil e, vista como tabu por muitas décadas, a visita periódica ao médico passou a fazer parte da rotina das pessoas. Ainda que existam aqueles que não buscam o atendimento preventivo, com o maior acesso à informação, a sociedade se acostumou com a ação.

Segundo a médica com especialidade em clínica médica e terapia intensiva, Jacqueline Froemming, o acompanhamento se faz essencial para, principalmente, detecção de alterações em fases inicias e, também, para evitar o desenvolvimento de doenças.

Jacqueline ressalta a importância da consulta de rotina no sentido de fornecer orientações, para a manutenção da saúde e não apenas para tratar doenças já estabelecidas. Contudo, ela destaca que as recomendações quanto à realização de exames varia conforme o perfil de cada paciente, levando em contato idade, sexo, histórico familiar de doenças, doenças prévias e outros. “Deve ser individualizado para cada paciente”, reforça.

Evitar doenças

Ela diz que, durante uma consulta de rotina, o médico deve orientar sobre a importância, por exemplo, da vacinação como uma medida fundamental para a prevenção de doenças que são classificadas como transmissíveis, entre elas o tétano, sarampo, hepatite B, poliomielite e outras. “Assim como devemos falar sobre a importância do uso de preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, HIV e hepatites B e C.”

Por outro lado, as doenças classificadas como crônicas não transmissíveis, como cardiovasculares, cânceres e diabetes, representam, atualmente, o maior desafio de saúde do mundo, devido à sua elevada prevalência e mortalidade, aponta a médica. “Neste grupo de doenças, o papel da prevenção é fundamental no sentido de detectar e corrigir hábitos que nos adoecem como, por exemplo, tabagismo, sedentarismo, má alimentação, excesso de estresse e sono não restaurador”, explica Jacqueline.

Segundo Jacqueline, além das consultas periódicas, também é necessário manter uma rotina saudável (Foto: Divulgação)

Referência médica

Segundo ela, é ideal ter um profissional de referência e que tenha o histórico médico do paciente, para que o acompanhamento seja facilitado e, também, mais assertivo. Contudo, a principal dica, aponta, é manter uma rotina saudável e com bons hábitos. “Alimentação, atividade física regular, dormir bem, cultivar boas amizades. As consultas e exames de rotina servem como um guia, mas são as escolhas diárias que fazemos que nos mantém saudáveis ou nos adoecem”, observa.

Realidade do município

• Segundo o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, todas as unidades de saúde de Venâncio Aires estão com escala médica regular. “A maior escala da história da saúde”, afirma.

• Quintana diz que é um momento de estabilidade, e que no interior e na cidade todos os postos de saúde têm médicos regularmente. “Reestruturação da atenção básica é uma das propostas do plano de governo e estamos cumprindo, não só como médicos, mas todos os profissionais”, comenta.

• Contudo, ainda que estabilizada, o secretário afirma que é preciso estar atento para manter a escala. Além disso, são realizados, regularmente, concursos, contratos temporários, adesão ao programa Mais Médicos, residência médica e parceria para gestão compartilhada com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Amva completa 33 anos com cerca de 90 membros

A Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) foi fundada em 10 de abril de 1990, com o objetivo de reunir os médicos que atuam no município. Segundo a presidente da associação, Jacqueline Froemming, a Amva conta, atualmente, com a participação de, aproximadamente, 90 médicos. De acordo com ela, as principais ações realizadas pela associação são os encontros mensais, que visam promover a educação médica e a integração entre os médicos associados.

Fundada em 1990, associação tem cerca de 90 médicos associados Foto: Divulgação)

Diretoria da Amva

• Presidente: Jacqueline Froemming

• Vice-presidente: Natália Artus

• 1ª tesoureira: Sandra Knudsen

• 2ª tesoureira: Diana Ruaro

• 1ª secretária: Claudia Cunha

• 2ª secretária: Priscila Garcia

• Comissão científica: Jorge Nazario, Gilney Milyus e Cláudio Rodrigues

• Comissão ética: Ivone Claudia Cimatti, Giuliano Steil e Claudia Wittke

• Comissão relações: Adilson Bellan, Fernanda Almeida e Liciane Guimarães



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido