Na noite de quinta-feira, 11, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conheceu seus novos reitores. Rafael Frederico Henn, 49 anos, e Andréia Rosane de Moura Valim, 48 anos, serão as novas lideranças da universidade até 2025.
A apuração dos votos ocorreu no Auditório Central e iniciou logo após o encerramento da votação, às 21h3omin. A Comissão Eleitoral Central anunciou, às 23h30min, o professor Rafael Frederico Henn como o novo reitor eleito da Unisc, com a aprovação (sim) de 96,42% dos votantes.
Um ato de posse deve marcar oficialmente a transição da atual reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer para Rafael Henn. A cerimônia será realizada em dezembro – a data ainda não está definida -, e o dia 21 de dezembro é o mais provável. Henn assume oficialmente a reitoria no primeiro dia útil de 2022, 3 de janeiro.
Ele destaca que as propostas de trabalho para os próximos quatro anos são muitas, mas a fundamentação foi feita em eixos importantes e que devem receber atenção dos novos gestores. O primeiro eles é o ensino. Henn afirma que nos últimos anos, no Brasil, o processo de ensino sofreu muitas modificações, principalmente com a universalização da internet e a facilidade na obtenção de qualquer informação.
“O professor precisa ter uma postura diferente, deixar de ser o centro do conhecimento e passar a precisar agregar o valor da experiência e da prática”, comenta. Outro campo que receberá atenção do novo reitor é o retorno das aulas presenciais, após o período da pandemia.
Outro eixo que será observado de perto por Henn é a situação com os sistemas de financiamento como o Fies. “Desde 2015 estamos enfrentando dificuldades com as crises econômicas do país e muitas famílias só conseguem realizar o sonho do ensino superior com bolsas e financiamentos”, cita.
Uma preocupação do novo reitor é manter a alta empregabilidade dos alunos formados pela Unisc. Por último, Henn explica que a sustentabilidade financeira da instituição em meio à crise economia também merece atenção. “Faremos uma gestão financeira atenta para continuar atuando fortemente nas comunidades de todos os campi”, salienta.
Venâncio Aires
Ao ser perguntado sobre projetos e expectativas para o campus de Venâncio Aires, Henn indica a importância do campus local para a rede. Ele explica que já foi iniciado um trabalho intenso com a Prefeitura para a implementação da incubadora tecnológica, que está em fase de construção.
Na saúde, foi implementada uma residência médica da família para a comunidade. Dois médicos realizam as práticas de estágio no município. Na área da saúde veterinária, há intenção de que os alunos do curso auxiliem no Centro de Bem–Estar Animal, que está sendo construído pela Prefeitura, e também no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de proteína animal.
“A intenção é que a Unisc possa ajudar cada vez mais o município, principalmente na saúde, empreendedorismo e inovação.”
RAFAEL HENN
Reitor eleito da Unisc
Chapa eleita
• Também integram a chapa os professores Dorivaldo Brites de Oliveira, do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação (pró-reitor de Administração), e Rolf Fredi Molz, do Departamento Engenharias, Arquitetura e Computação (pró-reitor Acadêmico).
Um filho de Venâncio Aires
Apesar de não ser natural de Venâncio Aires, Rafael Henn veio para o município aos seis anos e só saiu aos 18, com o objetivo de estudar Engenharia Mecânica. Se formou, trabalhou na área, fez ainda mais dois cursos MBA na área da gestão e graduação e mestrado em Administração com ênfase em Marketing.
Em 2003, retornou para a Capital do Chimarrão, onde mora até hoje, e definiu o município como o lugar que quer viver e criar seus dois filhos, Miguel, de 12 anos, e Mariana, de 16, juntamente com a esposa Luciane Beatriz Mahle, 49 anos.
Trajetória profissional
1 O primeiro emprego de Rafael Henn foi na Folha do Mate, no laboratório fotográfico. Logo depois, saiu para realizar o sonho de ser engenheiro mecânico. Então começou a trabalhar em uma empresa de Canoas, a Eletrônica Selenium. Lá, passou pelos cargos de estagiário, engenheiro, coordenador de engenharia, gerente de engenharia e gerente industrial da empresa. Ali, segundo Henn, descobriu duas outras paixões: ser gestor e professor.
2 Saiu da empresa em 2002 e, em 2005, assumiu como professor convidado emergencial na Unisc. Pouco depois, fez o concurso e passou a atuar no Departamento de Ciências Administrativas, onde dava aulas na área industrial para o curso de Administração. Mais tarde, foi nomeado coordenador do curso.
3 Em 2016 e 2017, iniciou sua trajetória na reitoria, primeiro como diretor financeiro. Em 2017, foi convidado pela atual reitora, Carmen, para concorrer ao cargo de vice-reitor, no qual foram eleitos e têm gestão até fim de 2021. E, agora, como ele mesmo define, tem o seu maior desafio: assumir como reitor da instituição.
LEIA MAIS: