Já imaginou que, a partir de um livro, pudesse surgir uma ‘cantação de histórias’? Sim, isso é possível e foi uma das programações da Feira do Livro de Venâncio Aires realizada, no último fim de semana.
A obra ‘A Menina e o Tubarão’ foi lançada em março deste ano em um evento em Foz do Iguaçu. A história foi escrita pela bióloga e mestre em Ecologia Mariana Faria Corrêa e fala sobre a amizade que uma menina tem com um tubarão de pano. O livro pode ser encontrado no site da Manduá (www.mandua.com.br) com frete grátis para todo brasil e EM algumas livrarias da região do Vale do Rio Pardo e Taquari (Nobel de lajeado, Cometa e Iluminura).
A ideia da ‘cantação’ surgiu depois que o livro foi lançado. “Isso juntou o amor que eu tenho pela música e por esse universo infantil”, destaca Mariana. Ela convidou seu amigo de adolescência, o psicólogo Gustavo Wickert, que toca violão e formaram o Clubinho ‘Pé de Minhoca’ para fazer a ‘cantação’, contação de histórias e oficinas criativas para as crianças. “Nós compomos as nossas músicas e temos muitos planos para esse grupo”, observa Mariana. Ela também escreveu o livro, que foi essencial para o trabalho que realiza com as crianças hoje, pois aprecia a área da educação e estuda pós-graduação em Psicopedagogia.
O CLUBINHOSobre o Clubinho, ele também integra pais nas oficinas de ecologia e arte. As oficinas são mensais por dois anos. Atualmente, ocorrem por demanda (monta-se um grupo e não há periodicidade nem local fixo, podendo ser em aniversários, encontros, escolas, eventos). Após um tempo, começaram a receber pedidos para montar um coral infantil, então foi criado o ‘Panapaná’ no final do ano passado. A atividade é regida pelo professor Célio Elgert, conta com o apoio logístico da Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova) e é sem fins lucrativos. Os ensaios ocorrem nas quintas-feiras na Sova das 19h até as 20h. A ideia do clubinho também é de oferecer oficinas nas escolas, em eventos, feiras ou mesmo pequenos grupos. Desde 1996, Mariana realiza um trabalho semelhante. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou pela página no ‘Facebook’ chamada de ‘Pé de Minhoca’.
“Meus filhos são a minha inspiração”Mariana Faria Corrêa, escritora e bióloga