Enquanto novos bairros são projetados, loteamentos são criados, ruas habitadas continuam a não ‘existir’ no papel. “Aqui é a rua dois”, disse Pedro Darci Soares,
59, morador da União Bela Vista – a antiga Vila Tata. “Aqui na vila temos três ruas: a um, a dois e a três”, acrescenta outro morador da localidade. Essa realidade não é apenas da região que se esconde depois do Condomínio Bela Vista, que está prestes a ser inaugurado. Esse é o cenário de 70 vias urbanas, que ainda não têm nome próprio, tão pouco sobrenome.
“Essas que não têm nome, geralmente, são ruas sem saídas ou pequenas travessas, as vezes não chegam nem a ser uma quadra inteira”, explica o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Celso Knies, e acrescenta: “pode parecer ser muitas, mas, na verdade, são pedacinhos de ruas.” De acordo com o secretário, para dar nome a alguma rua, a iniciativa deve partir da Câmara de Vereadores. “Normalmente um vereador vem aqui e diz que quer homenagear uma personalidade, então vamos no ‘mapinha’ e vemos quais seriam as possibilidades de ruas para serem nomeadas.”
De acordo com o secretário, em Venâncio, no perímetro urbano, são 250 ruas que têm nomes.
Loteador terá que instalar placas nas ruas
Falta de sinalização no interior é driblada diariamente pelo freteiro Mauro
Casa de Sirlei não é mais ponto de referência
Já o Legislativo esclarece que, a partir do momento em que um novo loteamento é autorizado pela Prefeitura ou quando uma via que ainda não tem nome, a secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão envia ao Legislativo Municipal as novas vias criadas, e quais podem receber denominação. “Os vereadores entendem a necessidade da população, e por isso, quando chegam ruas para serem denominadas solicitamos agilidade. Se tem a preocupação em prestar homenagem a pessoas que possuíram ligação com a localidade compreendida”, salienta a presidente do Parlamento Municipal, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT).
Na Câmara de Vereadores é feita a distribuição aos parlamentares, por meio de cotas, para que seja definido o novo nome da rua. Conforme a presidente, a agilidade neste processo é prioridade, para garantir a denominação e facilitar o sistema de entrega nas novas localidades criadas. Portanto, com a possibilidade de denominação de ruas, os vereadores encaminham projetos de lei e enviam ao Executivo a proposta, após apreciação na sessão ordinária. Este tipo de homenagem é realizada somente pelo Legislativo Municipal.
Por enquanto, nem o Legislativo e nem o Executivo encontraram a personalidade ideal para nomear a rua dois do seu Pedro. Enquanto isso, ele aguarda e continua dando inúmeras explicações para o freteiro que precisa entregar mercadorias na sua casa.