A Associação Amigos do Cemuc (AACEMUC) vai criar um espaço de pesquisa luso-açoriana no município. Na segunda-feira, 7, representantes do Instituto Cultural Português, de Porto Alegre, estiveram em Venâncio Aires e firmaram a parceria para a instalação do Centro Luso-Açoriano. O encontro contou com a presença de membros da associação e o presidente do instituto, Antônio Soares e sua esposa Santa Inéze Soares.
Segundo a coordenadora do departamento cultural da AACEMUC, Maria Zulmira Portella de Moura, o contato da associação com o instituto vem sendo feito há muitos anos e os materiais para compor o espaço serão enviados por eles. “Nós já temos algumas coisas como jornais e revistas mas o restante do acervo ainda deve chegar”, comenta Maria Zulmira. Ela ressalta que além de livros, revistas e jornais, o espaço vai contar também com objetos portugueses.
Segundo ela, esta parceria foi possível devido ao engajamento da associação na pesquisa do resgate cultural da colonização e povoação de Venâncio Aires. Um dos resultados da pesquisa é o livro ‘Venâncio Aires buscando raízes’, lançado em 2013.
Outra iniciativa de resgate da origem do município é o grupo de danças açorianas. Com sede na Escola Brígida Fagundes, a iniciativa é da AACEMUC. Dois profissionais trabalham com os jovens, que já tem traje típico e se apresentaram em eventos diversos. “O grupo foi convidado para se apresentar no sarau cultural promovido pelo instituto português, vamos trabalhar para isso no retorno das férias”, finaliza.
O Centro Luso-Açoriano será inaugurado durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) em maio deste ano. A data ainda não está definida.
“Será um espaço de visitação, pesquisa e conhecimento sobre as raízes do nosso município.”MARIA ZULMIRA PORTELLA DE MOURACoordenadora do Departamento Cultural da AACEMUC