Depois de parte da cidade registrar falta de água, nos últimos dois dias, a distribuição deve ser normalizada, hoje. Na segunda-feira à noite, o problema ocorreu por conta da substituição de bombas. Ontem, a interrupção no abastecimento foi causada por um procedimento de limpeza nos equipamentos de captação da água, no Arroio Castelhano, e afetou, principalmente, moradores de bairros mais afastados do centro da cidade.
De acordo com o gerente da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Venâncio Aires, Ilmor Dörr, durante o procedimento, o sistema de captação de água é desligado para não colocar em risco os profissionais que realizam o trabalho. Com isso, reduz-se o reservatório de água e ela não chega a bairros periféricos.
Ele destaca que a limpeza é um trabalho de manutenção preventiva do sistema de abastecimento. “Com o tempo, acumula muita areia na área onde é captada água. Para que isso não cause problema nas bombas, uma equipe de mergulhadores faz essa limpeza”, explica.
Com a conclusão do serviço na tarde de terça-feira, a previsão da Corsan era de que, até a meia-noite, a distribuição de água já estivesse restabelecida na cidade. Segundo Dörr, após o religamento, é possível que água esteja com coloração escura, o que é comum e resolve-se deixando a torneira aberta por um tempo. No entanto, se a sujeira na água permanecer, a Corsan deve ser avisada, por meio do telefone 3741-1269.