Foram abertas as inscrições ao concurso público para ingresso de 2 mil soldados na Brigada Militar (BM). Na última segunda-feira, 10, foram publicados os dois editais, um para a contratação de 1.600 policiais militares que atuarão no policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul e o segundo com 400 vagas para o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da BM, coronel Gleider Cavalli Oliveira, a contratação de novos servidores faz parte da política de recomposição de efetivo adotada pelo Comando-Geral da Corporação, visando à qualificação do policiamento ostensivo e das atividades de bombeiros.
Os interessados devem ter nacionalidade brasileira; idade mínima de 18 e máxima de 25 anos até o último dia da inscrição; Ensino Médio completo ou equivalente; estar em dia com as obrigações eleitorais; possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir classificada, no mínimo, na categoria “B” até a data de inclusão, entre outros.
O concurso também prevê exames intelectual, de saúde, de capacitação física e psicológico, este último com testagem coletiva e entrevista individual. Após o curso de habilitação para a função, a previsão é de que os novos policiais estejam trabalhando até o final deste ano.
O edital completo está disponível em Editais – Curso Básico de Formação Policial Militar- Concurso 2014.