Literatura, música e cultura estarão reunidos de hoje até domingo, 13, no mesmo espaço, com o objetivo de fomentar, ainda mais, a cultura de Venâncio Aires. A 16ª Feira do Livro
inicia hoje, a partir das 19h, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
O evento terá, ainda nesta noite, a participação do patrono Luiz Coronel, às 20h30min, acompanhado de um recital ‘A poesia e a Música Social brasileira’, com a participação do músico Victor Culanys e atriz Deborah Finocchiaro. Além disso, haverá a premiação do concurso literário, às 19h30min. O encerramento das atividades está previsto para às 22h.
Através do tema ‘Gaúchos e sua Cultura’ e do slogan ‘Resgatando as culturas através da literatura’, será trabalhada a diversidade da cultura gaúcha e dos artistas locais, com a participação de escritores, músicos e atores.
Haverá atrações para todos os públicos em todos os dias de Feira do Livro, desde, peças teatrais, bate-papos, apresentações musicais, sessão de autógrafos, oficinas, contação de histórias e 11 livreiros com a exposição de livros. Quem também estará no evento são os autores Paulo Bocca e Marô Barbieri, acompanhados do músico Marcello Caminha. Amanhã e sexta-feira os portões para visitação estarão abertos das 8h30min às 21h. Já no sábado é das 10h às 22h e no domingo, último dia, das 10h às 18h.
Além disso, os organizadores reservaram uma espaço para leitura e espaço-café. Recheado de boas atrações, o evento terá ações desenvolvidas pela Sustenplast e Interact Club. E, também, devem estar presentes os projetos da Kombi Literária da Secretaria de Educação que tem o objetivo de incentivar à leitura nas escolas e a Mostra de Incentivo à Leitura de João Simões Lopes Neto.
Conforme a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araujo, a expectativa para o evento é sempre muito positiva. Segundo ela, a intenção é manter o bom número de visitantes e participantes na feira. “Acreditamos que o número de leitores vem crescendo e, aqui isso também é reflexo de um trabalho sério, de resgate da cultura, feito a muitas mãos”, afirma.
ESTRUTURA
Tudo foi pensando pelo bem estar do leitor. Segundo a arquiteta Marione Reckziegel, responsável pelo projeto da feira neste ano, serão utilizados cerca de 50 paletes na construção do espaço que interliga os realizadores deste ano: Sesc, Folha do Mate, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura.
De acordo com ela, os materiais utilizados na construção do espaço da feira foram, grande parte, reaproveitados. “Já que trabalhamos com uma temática envolvendo a sustentabilidade no último ano, pensei em continuar neste meio que já se tornou um tema universal e integrar os espaços”, diz. Além disso, a profissional ressalta que essa é uma forma de mostrar a união dos realizadores. “Eles estarem juntos mostra que estão, realmente, unidos em prol de um bem maior que é a cultura”, explica.
O espaço pensando pela arquiteta também será uma ‘linha de história’ com a mostra de João Simões Lopes Neto. Na parte superior, serão usadas bandeirinhas com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul para fomentar a temática da feira e a união dos realizadores.
O patrono, Luiz Coronel
Luiz Coronel começou a escrever cedo, quando ia buscar alguns livros na biblioteca do clube social. Aos 7 anos já escrevia versos de amor às professores e versos áuricos aos
colegas. O livro ‘Um cronista inesperado’ retrata um pouco da trajetória do escritor. Natural de Bagé, Luiz Coronel é também publicitário e tem mais de 50 obras publicadas, destas, a preferida é ‘Coração Farroupilha’. Semanalmente, desde 1996, publica poemas na seção ‘Arte & Agenda’ do jornal Correio do Povo. Em entrevista concedida ao jornal Folha do Mate em agosto, Luiz Coronel enviou, também, um verso para os seus leitores:
Eis vida, com sua alegria,O tempo, com seus pesares,Meus passos estão contentes,caminho em Venâncio Aires.Entrego à sua boa genteO que existe em meus cantares.
PROGRAMAÇÃO de hoje e amanhã
Hoje
19h – Abertura Oficial da 16ª Feira do Livro19h30min – Entrega da premiação do concurso Literário. 20h30 – Apresentação do patrono Luiz Coronel e Recital ‘A Poesia e a Musica Social brasileira’ com o músico Victor Culanys e atriz Deborah Finocchiaro.22h- Encerramento das atividades
Amanhã
8h30min – Abertura dos espaços institucionais e livrarias.8h30min – Contação de história ‘As aventuras da família mal’- com a autora Jaqueline Richter.9h- Espetáculo teatral ‘O jardim dos Livros mágicos’10h – Contação de história com o escritor Paulo Bocca13h30min – Contação de história com o escritor Paulo Bocca15h – Espetáculo teatral ‘O jardim dos Livros mágicos’16h – Contação de história ‘Turma dos 4R’s com a Sustenplast’.19h– Palestra com o escritor Paulo Bocca, para professores, alunos de licenciatura e público em geral. (Com abertura do grupo musical Panapaná).20h – Apresentação de Dança Folclórica Alemã com o grupo Frey Und Froh21h – Encerramento das atividades