Em torno de 600 pneus velhos foram destinados, corretamente, ontem, em uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a empresa Reciclanip, de São Paulo. Proprietários de borracharias, empresários e demais pessoas que se inscreveram para o recolhimento realizaram o descarte de pneus de veículos e máquinas.

Um terreno em frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação, foi ponto de entrega do material, posteriormente recolhido pela Reciclanip e encaminhado ao município de Nova Santa Rita, para reaproveitamento na indústria.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateMaterial foi recolhido pela empresa Reciclanip, de São Paulo, e encaminhado à reciclagem
Material foi recolhido pela empresa Reciclanip, de São Paulo, e encaminhado à reciclagem

Proprietário do posto de combustível de Vila Deodoro, no 3º Distrito, Ricardo Antônio Schubert, 42 anos, chegou com a caminhoneta lotada: foram 73 pneus encaminhados à reciclagem. “Guardava em um local seco para poder fazer o descarte correto. Foi uma ótima iniciativa esse ponto de recolhimento”, elogiou.

O eletrotécnico João Sílvio do Prado, 53 anos, descartou nove pneus de carro, um de motocicleta e quatro de bicicleta. Além dos que estavam guardados na própria casa, recolheu dois pneus jogados em um terreno baldio ao lado da sua residência. “Sempre tivemos o cuidado de não jogar fora, por causa dos mosquitos”, comentou o morador do Loteamento Tirelli, ao citar um dos inconvenientes da destinação errada.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MatePrado aproveitou a ação para descartar pneus de carro, moto e bicicleta
Prado aproveitou a ação para descartar pneus de carro, moto e bicicleta

Além de possibilitar o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos, pneus jogados em terrenos baldios ou margens de arroios e córregos poluem o meio ambiente e podem entupir bueiros. O tempo de decomposição do material é indeterminado.

“Estamos muito satisfeitos e ficamos surpresos com a participação da comunidade nessa primeira ação. Muita gente tinha pneus estocados e agora teve a oportunidade de descartar de forma correta e sem nenhum custo”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, ao lembrar que a destinação correta é responsabilidade legal de usuários e empresas.

Nova edição

De acordo com ele, a ideia é, no próximo ano, realizar mais ações periódicas de recolhimento de pneus. Como a Reciclanip faz o recolhimento conforme a quantidade de pneus disponíveis no município, é necessário que as pessoas interessadas em realizar o descarte informem a secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3983 1034.

“Visitamos diversos municípios que têm ecopontos fixos para recolhimento de pneus, mas corre-se o risco de furtos ou mesmo incêndio. Por isso, entendemos que a melhor opção é marcar uma data para o recolhimento, conforme a demanda da comunidade”, explica.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateSegundo Schwertner, objetivo é realizar novas edições de recolhimento, no próximo ano
Segundo Schwertner, objetivo é realizar novas edições de recolhimento, no próximo ano

Destinação 

Entre as destinações de pneus inservíveis, por meio do projeto da Reciclanip, estão produção de artefatos de borracha utilizados em tapetes automóveis, pisos industriais e quadras poliesportivas; solas de calçados e dutos de águas pluviais; além de produção de asfalto de borracha e utilização em combustível alternativo.