Em torno de 600 pneus velhos foram destinados, corretamente, ontem, em uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a empresa Reciclanip, de São Paulo. Proprietários de borracharias, empresários e demais pessoas que se inscreveram para o recolhimento realizaram o descarte de pneus de veículos e máquinas.
Um terreno em frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação, foi ponto de entrega do material, posteriormente recolhido pela Reciclanip e encaminhado ao município de Nova Santa Rita, para reaproveitamento na indústria.

Proprietário do posto de combustível de Vila Deodoro, no 3º Distrito, Ricardo Antônio Schubert, 42 anos, chegou com a caminhoneta lotada: foram 73 pneus encaminhados à reciclagem. “Guardava em um local seco para poder fazer o descarte correto. Foi uma ótima iniciativa esse ponto de recolhimento”, elogiou.
O eletrotécnico João Sílvio do Prado, 53 anos, descartou nove pneus de carro, um de motocicleta e quatro de bicicleta. Além dos que estavam guardados na própria casa, recolheu dois pneus jogados em um terreno baldio ao lado da sua residência. “Sempre tivemos o cuidado de não jogar fora, por causa dos mosquitos”, comentou o morador do Loteamento Tirelli, ao citar um dos inconvenientes da destinação errada.

Além de possibilitar o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos, pneus jogados em terrenos baldios ou margens de arroios e córregos poluem o meio ambiente e podem entupir bueiros. O tempo de decomposição do material é indeterminado.
“Estamos muito satisfeitos e ficamos surpresos com a participação da comunidade nessa primeira ação. Muita gente tinha pneus estocados e agora teve a oportunidade de descartar de forma correta e sem nenhum custo”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, ao lembrar que a destinação correta é responsabilidade legal de usuários e empresas.
Nova edição
De acordo com ele, a ideia é, no próximo ano, realizar mais ações periódicas de recolhimento de pneus. Como a Reciclanip faz o recolhimento conforme a quantidade de pneus disponíveis no município, é necessário que as pessoas interessadas em realizar o descarte informem a secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3983 1034.
“Visitamos diversos municípios que têm ecopontos fixos para recolhimento de pneus, mas corre-se o risco de furtos ou mesmo incêndio. Por isso, entendemos que a melhor opção é marcar uma data para o recolhimento, conforme a demanda da comunidade”, explica.

Destinação
Entre as destinações de pneus inservíveis, por meio do projeto da Reciclanip, estão produção de artefatos de borracha utilizados em tapetes automóveis, pisos industriais e quadras poliesportivas; solas de calçados e dutos de águas pluviais; além de produção de asfalto de borracha e utilização em combustível alternativo.