
Vale Verde - De fato, o Natal mexe com os sentimentos de todos. É uma época em que, na maioria das vezes, a sensação de alegria toma conta das pessoas e desperta, em muitos casos, aquela vontade ainda maior de ser solidário. Pois foi a solidariedade que motivou oito mulheres de Vale Verde a fazer um ‘algo a mais’ no município. O ‘Natal das Gurias’ foi criado há seis anos. “A ideia surgiu do coração solidário de mulheres comuns, que decidiram que ninguém deveria passar o Natal sem sentir o calor humano e a esperança dessa época”, descreve Natália Gerhardt, 25 anos, que trabalha como atendente de farmácia.

Conforme Natália, em 2025, foi feita uma ação entre amigos para arrecadar mais dinheiro para comprar brinquedos. “Mas em anos anteriores, cada pessoa doava o que podia e assim íamos indo. Recebíamos doações maiores. Neste ano teve pessoas que compraram a ação entre amigos e ainda doaram valores maiores. Tudo ajuda.”
Assim, com brinquedos e balas, o grupo percorre todo o Centro e interior de Vale Verde. Segundo Natália, são 428 crianças de até 12 anos presenteadas. “Este ano, para as crianças, todas as 428, vão ser brinquedos e balas. E ainda 10 famílias irão ser beneficiadas com cestas básicas.”