Através de denúncia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente apreendeu na de ontem,15, nove animais que estavam submetidos a maus tratos. A ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, ocorreu na residência de uma idosa, no bairro Coronel Brito. Foram apreendidos três cães, dois gatos e quatro pássaros exóticos. No mesmo local, no início deste mês, haviam sido resgatados dois cães e dois gatos que estavam sendo criados dentro de gaiolas para pássaros.

Conforme a fiscal do meio ambiente Carin Gomes, a ação cumpriu mandado judicial de busca e apreensão emitido pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, pois os animais apreendidos nesta tarde estavam todos trancados na casa da idosa. Um dos gatos apreendidos estava amarrado e preso dentro de uma gaveta, enquanto outro, também amarrado, a saída de sua casa bloqueada por uma pilha de tijolos. Dentre os quatro pássaros encontrados, um deles, da espécie Calopsita, foi encontrado sem a cauda.

Outro fato que chamou a atenção dos fiscais foi a presença, no interior da residência, de dois pássaros exóticos já mortos e que haviam sido transformados em enfeites. “A idosa nos relatou que os pássaros morreram naturalmente”, aponta Carin. “A partir disso, ela afirmou ter retirado os órgãos internos dos animais, passado talco em suas penas e prendido as mesmas em arames, transformando os pássaros em enfeites domésticos”, disse.

O relato da apreensão desta terça-feira será acrescido ao processo administrativo que a idosa responde em decorrência da apreensão realizada no início deste mês, o qual já foi encaminhado ao Ministério Público. Todos os animais apreendidos estão aos cuidados de voluntários da ONG Amigo Bicho e disponíveis para adoção. Os interessados podem contatar representantes da própria ONG ou da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

 INCENTIVO à DENúNCIA

A possibilidade de livrar animais de estimação de maus tratos faz a Secretaria Municipal do Meio Ambiente incentivar a população a denunciar casos em que haja suspeita ou comprovação de falta de cuidados com os bichos. Só nos últimos 30 dias, a fiscalização da pasta realizou 15 notificações relativas ao tema, além destas duas apreensões no bairro Coronel Brito, que também ocorreram após delação de moradores. As denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria, na Rua Sete de Setembro, esquina com a Osvaldo Aranha, ou através do telefone 3983-1034.

[GALERIA_266]