A força da mulher foi destaque dos pronunciamentos durante a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, realizada no fim da tarde deste sábado, 11, no Parque Municipal do Chimarrão.
O ato deu início oficialmente à Semana Farroupilha 2021, que tem como tema ‘Os Caminhos de Anita’. Patrona da edição deste ano, Beatriz Regina Krug Colombelli destacou em seu discurso as vivências, o carinho pelo município e os mais de 20 anos de caminhada no tradicionalismo. “Nossa Semana Farroupilha está começando um pouco diferente, mas não menos importante. Que a luz dos candeeiros seja a renovação da nossa esperança por dias melhores”, declarou.
O prefeito Jarbas da Rosa falou sobre a importância de poder realizar o tradicional evento novamente. “Tenho certeza que será um grande evento e, em 2022, ainda melhor. O mais importante é que hoje essa fusão das centelhas da Chama Crioula tem a intenção de unir o povo gaúcho em busca de uma vida melhor. Passamos por muitas dificuldades e deixo minha homenagem àqueles que não conseguiram vencer essa batalha”, destacou.
Representante dos cavalarianos, Bruna Pittol evidenciou o grupo que foi até o Cristo Protetor, em Encantado, para buscar a Chama Crioula. “Temos muitas representantes femininas para nos espelhar na nossa tradição. Quero dizer que não é por falta de mulheres guerreiras e batalhadoras que nossa tradição vai padecer”, declarou.
Os CTGs Erva Mate e Chaleira Preta, além do PQT Regalo Campeiro e o PQT Sinuelo do Pago participaram do ato que deu início aos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, realizado no último sábado, 4.
Também participaram da cerimônia de hoje a vice-prefeita, Izaura Landim; secretário de Cultura, Émerson Eloi Henrique, presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA), Eagro Müller e coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen Mayer.