As ações para o desenvolvimento econômico de Venâncio Aires propostas pela Administração Municipal serviram como modelo no seminário “Construindo o Desenvolvimento Municipal e Regional – Oeste do Paraná”. O evento, promovido pelo Sebrae/PR, ocorreu no último dia 28, em Cascavel, com a presença de representantes de 52 prefeituras do oeste paranaense. A apresentação do case do município ficou a cargo do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, que foi acompanhado na viagem do agente de desenvolvimento da Secretaria, Cristiano Kaufmann.

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraOrestes Hotz (gerente regional Sebrae/PR do Oeste do Paraná), Cristiano Kaufmann (agente de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Francisco Llorens (consultor de desenvolvimento econômico do BID, União Europeia e ONU), Hélio Lawall (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico) e Adir Mattioni (consultor regional do Sebrae/PR do Oeste do Paraná)
Orestes Hotz (gerente regional Sebrae/PR do Oeste do Paraná), Cristiano Kaufmann (agente de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Francisco Llorens (consultor de desenvolvimento econômico do BID, União Europeia e ONU), Hélio Lawall (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico) e Adir Mattioni (consultor regional do Sebrae/PR do Oeste do Paraná)

Em sua explanação, Lawall falou aos paranaenses sobre o método utilizado na Capital do Chimarrão para a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Mostramos que é uma política de governo nossa implementar a Lei Geral como instrumento de desenvolvimento do município”, destacou. O secretário aproveitou para elogiar o envolvimento do prefeito Airton Artus com a implementação das diretrizes da lei, apontado essa como peça-chave para a busca de resultados. “A obtenção de retorno para a economia local está diretamente ligada ao comprometimento do prefeito com a causa, o que de fato ocorreu em nosso município”, afirmou.

Dentre as demais palestras realizadas no seminário, esteve a do australiano Francisco Albuquerque Llorens, doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid (ESP) e consultor internacional em desenvolvimento econômico local do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), União Europeia, além de programas da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nos chamou a atenção ver que Venâncio Aires possui vários pontos em comum com os ideais de desenvolvimento apresentados por um palestrante deste gabarito”, destacou Lawall. “é gratificante perceber que estamos no caminho certo e servir de modelo para 52 prefeituras neste seminário e outras 350 de toda a região sul para as quais palestramos no mês de abril em Florianópolis (SC)”, frisou.

A Capital do Chimarrão integra hoje um grupo com menos de 100 municípios gaúchos que conseguiram o reconhecimento do Sebrae/RS na adoção total da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O município possui hoje 1,4 mil empreendedores individuais registrados, enquanto o número total de empresas e profissionais liberais chega a 4,3 mil. Dentre as medidas adotadas para impulsionar pequenas e micro empresas, estão a instalação da Sala do Empreendedor, que oferece suporte técnico e jurídico às ações de empreendedorismo, a redução de trâmites burocráticos para abertura e manutenção de empresas e a promoção de capacitações, incentivos e eventos como a Feira Comercial, que buscam a valorização do comércio local em mostras com estrutura assegurada pelo poder público.