Depois de ter divulgado no sábado algumas ações propostas para a Educação, os candidatos do 15, Nilson Lehmen e Juçara Ferreira não param de receber adesões da comunidade escolar também. A coligação ‘Venâncio pode mais’ vem abrindo seu plano de governo aos sábados, com a divulgação de projetos de cada área, no espaço oportunizado pela Folha do Mate. Já foram apresentadas algumas iniciativas para as áreas da saúde a educação. No entanto, conforme a dupla, o plano está em aberto, adaptando-se às sugestões trazidas pela comunidade. O segundo tema apresentado trouxe propostas para as escolas da rede municipal, tanto para Ensino Fundamental como Educação Infantil, desde a valorização dos docentes até a implantação de variadas melhorias nas escolas, visando o bom atendimento e educação dos alunos. A repercussão destas propostas, segundo eles, foi muito positiva, pois especialmente no final de semana quando percorreram diversas localidades do município, tanto nos bairros, cidade e interior, professores, pais e até alunos, os procuraram para confirmar os bons projetos propostos pela coligação ‘Venâncio pode mais’.
Para Nilson e Juçara o governo municipal deve discutir sempre com os profissionais da educação as ações que pretendem implantar. “Entendemos que desde o início dos trabalhos na secretaria de Educação, os professores e servidores devem ser ouvidos. Nós, que ainda não discutimos cargos para o nosso governo, temos consciência que para se elencar nomes para as funções de coordenadores e do próprio nome de quem irá chefiar a pasta, deve-se antes ouvir os profissionais”. Outra certeza da dupla é de que deve haver mais valorização dos servidores estáveis da rede municipal para os setores administrativos e pedagógico da secretaria de Educação. “São os servidores do município concursados que tem a real noção da realidade da nossa comunidade escolar. Eles estão lá, em suas tarefas a cada ano, permanecem mesmo com a troca dos chefes do Executivo”.
Estas primeiras ações que Nilson e Juçara querem para o setor, visam garantir todas as demais, que passam também pela atenção especial às escolas de Educação Infantil, com a preocupação desde o espaço físico apropriado para cada escola até o atendimento especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Neste sentido, também o CIES, Centro Integrado Educação e Saúde devem ter ampliado o seu atendimentos aos alunos, suprindo assim a grande demanda de estudantes da Educação Infantil.
Também para o Ensino Fundamental, a preocupação e garantir mais e melhor acompanhamento aos alunos, com ações como ampliar os atendimentos da equipe multidisciplinar, como neuropediatra, fonoaudióloga, psicólogo, assistente social, psicopedagogo para atender a demanda. Também foram averiguadas pela coligação grandes demandas em termos de melhorias nas escolas de ensino fundamental do município, como garantir maior acessibilidade tanto no sentido pedagógico como também de infraestrutura, nos pátios e prédios escolares. Inovações como a criação de programas municipais nas escolas para diminuir a violência e a prevenção às drogas, também foram propostas bem aceitas pela comunidade, garantem os candidatos. O texto com mais propostas divulgada pela coligação, podem ser conhecidas também na edição de sábado, 11, página 9. (AI)