Seis dias depois de encontrar dois focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, em armadilhas instaladas no bairro Aviação, a Vigilância Ambiental do município adotou novas medidas preventivas em alguns pontos da cidade. Na quarta-feira, 20, à tarde, agentes de saúde visitaram os cemitérios da área urbana de Venâncio Aires, onde instalaram placas orientando sobre como combater o inseto.
As placas fixadas nos acessos e cercas dos cemitérios pedem atenção às pessoas que visitam os locais e mencionam que é proibido manter vasos, pratinhos, embalagens de celofane, floreiras e similares com acúmulo de água nos túmulos e jazigos. A orientação para quem deseja levar flores aos túmulos, diz a nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é optar pelas flores já plantadas ou por flores artificiais.
Nesta sexta-feira, 22, o bioquímico João Arthur Sthal disse que as pessoas devem evitar o acúmulo de água, já que o surgimento de focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças, é preocupante. O coordenador da Vigilância Ambiental revelou que além das placas, os agentes de saúde perfuraram os vasos, justamente para impedir o acúmulo de água e a consequente possibilidade de proliferação das larvas.