Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNo Cemitério Municipal, placa informativa foi afixadas no portão de acesso
No Cemitério Municipal, placa informativa foi afixadas no portão de acesso

Seis dias depois de encontrar dois focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, em armadilhas instaladas no bairro Aviação, a Vigilância Ambiental do município adotou novas medidas preventivas em alguns pontos da cidade. Na quarta-feira, 20, à tarde, agentes de saúde visitaram os cemitérios da área urbana de Venâncio Aires, onde instalaram placas orientando sobre como combater o inseto.

As placas fixadas nos acessos e cercas dos cemitérios pedem atenção às pessoas que visitam os locais e mencionam que é proibido manter vasos, pratinhos, embalagens de celofane, floreiras e similares com acúmulo de água nos túmulos e jazigos. A orientação para quem deseja levar flores aos túmulos, diz a nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é optar pelas flores já plantadas ou por flores artificiais.

Nesta sexta-feira, 22, o bioquímico João Arthur Sthal disse que as pessoas devem evitar o acúmulo de água, já que o surgimento de focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças, é preocupante. O coordenador da Vigilância Ambiental revelou que além das placas, os agentes de saúde perfuraram os vasos, justamente para impedir o acúmulo de água e a consequente possibilidade de proliferação das larvas.