Ter cuidados com os olhos é uma tarefa que precisa começar desde cedo. Segundo o médico oftalmologista Daniel Lavinsky a rotinha de acompanhamento com o médico especialista da área pode fazer com que as doenças sejam detectadas de forma precoce em até 95%.

Como ontem foi celebrado o Dia da Saúde Ocular, o assunto volta a ser debatido. Segundo o profissional, em cada faixa etária há problemas pontuais de visão. Conforme ele, na infância e adolescência, é comum o estrabismo que pode ser corrigido. “Quanto mais cedo tratar, melhor. Isso, porque se deixar para mais tarde, mesm corrigindo, a visão normal não volta.”Na vida adulta, os traumas oculares aparecem com frequência e podem ser causados, por exemplo, com o uso excessivo do computador. A dica é utilizar óculos para proteger, tanto no trabalho, quanto para a prática de esportes. Já na Terceira Idade, a doença mais comum é a catarata. Lavinsky diz que é a principal causa de baixão visão no país. “Mas, com todo os programas de cirurgias tem diminuído as taxas de cegueira.” De acordo com o médico, com o procedimento cirúrgico, há cura na maioria dos casos. Outros fatores, que ele cita, como causa da perda de visão é a diabetes e a degeneração relacionada com a idade que também pode surgir em pessoas com mais de 60 anos. Além de explicar quais as doenças oculares mais comuns, o médico destaca ainda que é preciso evitar colocar a mão nos olhos antes de lavar com álcool, em virtude de doenças infecciosas. Como o olho é sensível, pode captá-las. “O corrimãos e maçanetas, por exemplo, podem apresentar diferentes vírus e bactérias causadores de doenças.”

 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mateóculos podem resolver problemas de visão na infância e adolescência
óculos podem resolver problemas de visão na infância e adolescência

VENâNCIO é REFERêNCIAO município é referência no atendimento sobre a saúde ocular na rede pública de saúde. Atualmente, há três médicos oculistas que atendem no Centro Municipal de Oftalmologia que funciona na Unidade Básica de Santa Tecla pelo Sistema único de Saúde. “Somos referência para as demais cidade da região, assim como em outras especialidades. Há uma grande procura pelas consultas na rede pública”, destaca a coordenadora dos Postos de Saúde, Solange Sehn. Al´me das consultas há o encaminhamentos dos pacientes para cirurgia de catarata. Conforme informações da UBS, por semana, são realizadas 90 consultas de rotina, 60 de urgência e 60 de revisão. Sobre agendamentos, há 30 por semana. O gabinete da primeira dama também marca consultas assim como postos de saúde do interior.