A pandemia do coronavírus trouxe a experiência das máscaras, do distanciamento social, das perdas humanas e do choque econômico, que deixará marcas. O fim da pandemia ainda não tem data certa e é cedo para saber exatamente quais as consequências de tudo isso. Pensando neste futuro incerto, mas que pode ser próximo, a Administração colocou alternativas no papel e formata um plano de recuperação econômica pós-pandemia.
“Mesmo que a pandemia se arraste até julho ou agosto, precisamos desde já pensar na virada, focar na volta por cima que os mais diversos setores precisarão dar. Temos que pensar Venâncio não só dois ou três anos pós-pandemia, mas sim para os próximos 20 anos”, enfatiza o prefeito Giovane Wickert.
A ação conjunta vem sendo trabalhada há cerca de 20 dias pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Fazenda, e visa fomentar a manutenção e ampliação de emprego no município, atrair novos empreendimento e investimentos, qualificar o empreendedor e a sociedade e inovar na gestão pública e na transparência. Busca, também, um método de fomento à economia local.
Programas
Entre as alternativas apontadas no projeto estão diversos programas já existentes e criados na atual gestão, assim como também várias alternativas e arranjos inovadores, que serão executados para reerguer a economia. O projeto com as ações integradas já prevê o impacto orçamentário, assim como a programação de trabalho.
Para colocar o projeto em prática, o primeiro passo é a discussão semanal com a sociedade para debater e oxigenar as ideias, através de ferramentas tecnológicas – como lives, consultas e enquetes. O pontapé inicial será na próxima semana, com uma reunião de organização e mobilização que envolve o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), quando inicia a formatação das atividades e ações a serem desenvolvidas a partir de 30 a 60 dias.