Entre os objetos apreendidos, um celular e três estoques. (Foto: Susepe/Divulgação FM)
Entre os objetos apreendidos, um celular e três estoques. (Foto: Susepe/Divulgação FM)

Atos de indisciplina de alguns apenados que estão reclusos na Galeria 3 da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) desencadearam uma operação que resultou na apreensão de estoques e um celular, entre outros objetos. A ação aconteceu terça-feira pela manhã, quatro dias depois de uma Operação da Polícia Civil, em Encantado, e que resultou na prisão de 21 pessoas.
Entre os presos, apenados que cumprem pena na Peva e que segundo apurado pela PC, eram responsáveis por determinar execuções e comandar o tráfico de drogas naquele município. Ainda conforme as investigações, as ações eram comandadas de dentro da cadeia e as ordens partiam via mensagens de WatsApp.
Não foi possível apurar se a ação na Galeria 3 é uma segunda etapa da operação da PC. Segundo o que foi informado pela assessoria de comunicação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a operação foi pontual, naquela galeria, e envolveu agentes penitenciários. A intenção, disse a assessoria, era a manutenção da ordem.
Foram apreendidos um celular, quatro carregadores, uma bateria de celular, três fones de ouvido, três facas artesanais (estoques) e dois tubos de durepox.
Ainda, conforme a assessoria, por conta de casos de indisciplina naquela galeria, houve danos no patrimônio do Estado em uma determinada cela. No entanto, não foi informado que tipo de dano, se houve transferência de presos e nem o número de apenados que ocupavam aquela cela.